• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 26/08/2013
Sociedade

Mais de 13 mil alunos de escolas estaduais passarão por avaliação de perfil nutricional

Iniciativa realizada em 128 escolas ajudará a identificar índices de obesidade e sedentarismo

A partir de setembro, 13 mil crianças e jovens de 128 escolas estaduais da capital e da região metropolitana de São Paulo terão peso, altura e circunferência abdominal aferida. A medida ajudará a Secretaria da Educação a traçar o perfil nutricional dos alunos.

A tarefa será desempenhada pelos professores de educação física, que também foram orientados e capacitados para  aplicar questionários sobre hábitos alimentares e da prática de atividades físicas dos estudantes.

A ação integra o programa Alimentação Saudável, que tem como objetivo conscientizar os alunos sobre a importância de boas práticas alimentares para uma melhor qualidade de vida. Em parceria com a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), a Avaliação Nutricional será feita em dois momentos: em setembro e seis meses depois.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na primeira etapa, serão computados os dados de sobrepeso e obesidade, sedentarismo e alimentação inadequada. Após mapear os indicadores, serão feitas orientações individualizadas sobre os hábitos que favorecem a saúde. Na segunda fase, a avaliação é repetida.

Com os dados comparativos, será possível atestar se houve redução do peso corporal e melhora na saúde após a implantação do programa.

Alimentação saudável

O mapeamento nutricional complementa as ações focadas nos hábitos saudáveis dos alunos. A merenda escolar contempla refeições elaboradas por nutricionistas e compostas por alimentos com baixo teor de sódio e de gorduras, ricos em vitaminas e minerais, em especial, Ferro, Cálcio e Vitamina C.

Além disso, faz parte do cronograma de atividades das 2,3 mil unidades de ensino que integram o Programa Escola da Família atividades gratuitas e abertas à comunidade que trabalham, por exemplo, a importância das atividades físicas e da escolha saudável dos produtos alimentícios.