quarta-feira, 15/10/2014
Boas Práticas

“Ensinar a escrita e a leitura é proporcionar um mundo ao aluno”, diz Educadora Nota 10

No Dia do Professor, docente Mara Mansani fala sobre projeto que conquistou reconhecimento nacional

Alfabetizar é uma tarefa compartilhada por diversos professores nas mais de 5 mil escolas da rede estadual de ensino paulista. Para dar sentido às letras e revelar um mundo com novos saberes, os educadores se apropriam de metodologias diferentes.

No Dia do Professor, comemorado nessa quarta-feira (15), um dos destaques é a hitória da educadora dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Mara Elizabeth Mansani, que com o objetivo de inovar utilizou as lenga-lengas, pequenas histórias construídas com repetições e rimas, para tornar o processo de alfabetização dinâmico e divertido.

O projeto com as lenga-lengas ganhou repercussão nacional. Mara é uma das vencedoras do Prêmio Educador Nota 10. Ela concorreu com 3,5 mil projetos inscritos de todo o Brasil, sendo que 801 eram do Estado de São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“É um prêmio muito importante e o maior da América Latina no quesito educação. Ser agraciada com este título é uma grande honra. Ser um Educador Nota 10 é continuar estudando, procurar sempre novas práticas e trazer a tecnologia para a sala de aula. Mas, principalmente, gostar do que faz”.

Motivação

As lenga-lengas conquistaram a atenção dos alunos na E.E. Professora Laila Galep Sacker, em Sorocaba. Além de conhecer o estilo literário, a classe foi desafiada a criar suas próprias histórias. Em grupos, os pequenos escritores deram vida a personagens, desenvolveram enredo e poesia.

“Todo mundo do grupo ajudou. Cada um foi escrevendo na folha de sulfite e depois a professora Mara corrigiu os errinhos do texto no data show”, explica a aluna Vitória Cristina. “Esse exercício de corrigir os textos na tela envolve os alunos em uma profunda reflexão sobre a construção das palavras”, complementa Mara.

Os avanços da turma são a certeza de que a educadora está no caminho certo. “Proporcionar a escrita e a leitura é proporcionar um mundo para o aluno. É proporcionar o conhecimento, é permitir que eles saiam da ignorância para ganhar o mundo”, finaliza Mara.

Premiação

O Prêmio Educador Nota 10 é idealizado pela Fundação Victor Civita. O título reconhece educadores que desenvolvam projetos inovadores. Os dez professores vencedores do “Educador Nota 10” concorrem ao “Educador do Ano”. A cerimônia de entrega dos prêmios acontecerá na próxima segunda-feira (20), às 19h30, na Sala São Paulo (Praça Júlio Prestes, 16, Centro, São Paulo).

– Clique aqui e conheça os dez vencedores