• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 30/04/2013
Sociedade

Portal e redes sociais da Educação são finalistas do Prêmio Mario Covas

Outros 11 projetos ligados à Secretaria foram indicados ao prêmio. Confira quem são os finalistas

O Portal e as redes sociais da Secretaria da Educação estão entre os finalistas da 9ª edição do Prêmio Mario Covas, na categoria Inovação em Gestão Estadual. A premiação tem como objetivo reconhecer a dedicação do servidor público e suas inovações na rotina de seu trabalho.

O projeto de comunicação digital da Secretaria da Educação foi implantado em agosto de 2011, com o início da reestruturação do Portal. Uma minuciosa análise da imagem da Secretaria na web foi colocada em prática, assim como um estudo sobre o perfil dos visitantes, de seu público alvo e a navegação dos usuários.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Com as primeiras mudanças efetuadas, o Portal, antes utilizado prioritariamente por servidores para a prática de rotinas de trabalho, ganhou um novo público. Pais, alunos, professores e funcionários passaram a consumir e compartilhar notícias.

Atualmente, o Portal possui uma média mensal de 2,3 milhões de acessos e cerca de 11 milhões de visitantes em nossos conteúdos. Somente em 2012, a produção de vídeos teve um aumento de 172%, com 199 vídeos produzidos, com uma média de 17 por mês.

Redes Sociais

Com informações relevantes relacionadas aos temas mais comentados sobre educação na internet, envolvendo programas, projetos, críticas, reclamações, dúvidas e sugestões, a nova proposta editorial para as redes sociais da Educação passou a ser focada não apenas na expectativa de alunos, professores e servidores, mas na realidade de pais e da sociedade sobre a temática.

No mês de novembro de 2011, a produção de conteúdo para o Twitter foi totalmente reformulada, passando de 85 tweets (mensagens postadas) por mês para 331 já em dezembro. O número representa um aumento de 289%.

Já em junho de 2012, com as novas redes em funcionamento e com seus perfis editoriais definidos e alinhados à estratégia do Portal da Educação, uma nova rede foi incorporada: o Facebook.

Nos três primeiros meses, a nova página ganhou cerca de 48 novos fãs diariamente. Atualmente, esse número é de 129 novos fãs por dia.

Em poucos meses, a nova ferramenta não apenas levou milhares de novos usuários para o Portal da Educação – por meio de compartilhamento de mensagens e notícias – como possibilitou o diálogo e a troca com um novo público: os alunos.

Posição no ranking nacional

A Secretaria da Educação também está entre as instituições públicas que mais crescem nas redes sociais no Brasil. Os perfis da Educação no Twitter e Facebook já alcançam, respectivamente, a 6ª e a 8ª posição no ranking do Social Bakers, plataforma global de análise e estatísticas, que avalia o sucesso de marcas e órgãos em sites de relacionamento.

Para chegar aos resultados apresentados no ranking, a plataforma leva em conta fatores como o engajamento dos internautas, o alcance das postagens e o crescimento do número de seguidores e fãs.

Outros finalistas

Outros onze projetos ligados à Educação também estão entre os finalistas. Concorrem o “Hip Hop Gaban Semana da Consciência Negra” da E.E. Prof Armando Gaban, do município de Osasco; “Leitura Centopeia” da Diretoria de Ensino Região de Catanduva; “A arte de soletrar e brincatemática”, da a E.E Prof. Nelson Ferreira da Silva de São José dos Campos.

Confira a lista completa no site do Prêmio Mario Covas

Já a Diretoria de Ensino da Região Leste 5 concorre com o programa “Stefan cada vez melhor” da E. E. Stefan Zweig.

Além destes, também são finalistas os projetos “Cultura como fator de motivação e aprendizagem no Ensino Médio”, da E. E. Prof. Adalberto Prado e Silva, pertencente a Diretoria de Ensino Campinas Leste; o “Programa SP Educação com Saúde” da  Secretaria da Educação em parceria com o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (IAMSPE); “Recreio Lúdico e o Resgate de Valores” da E.E. Santana do Parnaíba; a E.E. Armando Dias, de Várzea Paulista, com a iniciativa “30 anos Armando Dias”; o Curso de Inglês Online da Educação; o programa de “Atribuição Online” da Diretoria de Ensino da Região de Taubaté; e a “Avaliação de processos seletivos” da Diretoria de Ensino de Itapevi.

20130430_premio_mario_covas_700