• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 18/04/2014
Sociedade

Referência, sala de leitura de escola em Santo André inspira estudantes e comunidade

Espaço possibilita oportunidade de ler e aprender com o acervo disponibilizado na escola

“Aqui é um espaço de referência. Tudo o que eles pesquisam, eles veem aqui na sala. Temos livros em todas as áreas do Ensino Médio e do Fundamental. Temos astronomia, física, química, história, geografia, tudo separado em áreas”, explica Maria Augusta Parada Buesa, professora da Sala de leitura da E.E. Miquelina Pedroso Magnani, em Santo André.

Essa Sala de leitura, uma das milhares espalhadas pela rede estadual de ensino, é especial. A escola na qual está, localizada na zona rural do município, é afastada do centro e isolada de todo o resto. Disponível para alunos, funcionários e aberta à comunidade, possibilita a muitas pessoas a oportunidade de ler e aprender com o acervo disponibilizado.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Nós não temos banca de jornal, estamos numa área de preservação ambiental, e em comparação com o Centro da cidade, que é Santo André, é muito diferente porque nós estamos praticamente isolados aqui. É fundamental essa biblioteca, então, pra termos conhecimento do que acontece no mundo, ao nosso redor e mesmo para autoconhecimento para que nós possamos nos desenvolver mais, nos aprimorarmos cada vez mais”, ressalta a moradora Arlete de Araújo Lins.

A importância desse acesso à sala de leitura para a comunidade é essencial na opinião da professora Maria Augusta. “Eu acho que a escola é a comunidade. Se separar um do outro, não tem escola. Então, a escola e a comunidade tem que ser uma coisa só. A função dela é isso”, opina.

O prazer da leitura 

Da oportunidade vem o gosto pela leitura. O prazer de ler de Arlete também é compartilhado pela aluna Karla Bianca Neves Pereira, uma das mais assíduas frequentadoras da sala. “Ler me inspira porque eu comparo a minha vida com a do livro, eu faço a minha vida melhor por causa do livro”, afirma.

E a leitura e os livros também inspiram a professora de Arte da escola, Queli Antão: “Me faz ter outras ideias, me faz abrir um mundo que, às vezes, estava na minha cabeça, estava dentro de mim e eu não sabia que estava ali ainda”.

Assista ao vídeo acima e conheça mais sobre a sala de leitura da E.E.Miquelina Pedroso Magnani.