• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 27/02/2012
Últimas Notícias

Secretário inicia retorno aos polos e apresenta ações construídas com a ajuda da rede

Herman Voorwald se reuniu, na manhã desta segunda-feira (27), com professores na capital para o primeiro encontro deste ano “Em todo o tempo que eu estou na rede estadual, eu […]

Herman Voorwald se reuniu, na manhã desta segunda-feira (27), com professores na capital para o primeiro encontro deste ano

“Em todo o tempo que eu estou na rede estadual, eu nunca tinha visto algo semelhante”, comentou a diretora Rosangela Sampaio Alves, da E.E. Padre Anchieta. A expectativa retratada pela docente foi ouvida em todos os cantos do auditório, onde cerca de 500 educadores se reuniram na manhã de hoje (27), na zona oeste da capital, para uma reunião com o secretário de Educação.

Ao longo de diversos encontros nos mesmos moldes, realizadas nos 15 polos do Estado no ano passado, mais de 20 mil professores apresentaram sugestões e reivindicações para a educação estadual. No encontro desta segunda-feira, o secretário apresentou o que foi feito até o momento com base nas conversas com a rede de ensino. O programa Educação – Compromisso de São Paulo foi o destaque da apresentação, já que toda sua formatação foi baseada nas propostas discutidas com docentes e servidores de ensino durante esses encontros.

Falando aos educadores, que representavam as regiões norte e centro da capital, onde trabalham mais de 15 mil docentes e estudam 855 mil alunos, Herman Voorwald afirmou que o retorno aos polos é fundamental para que os professores saibam o que está sendo feito. “Hoje nós iniciamos o retorno aos polos, com a devolutiva das solicitações que vieram nas reuniões do ano passado. Muitas questões foram trabalhadas pela Secretaria da Educação e o retorno agora, no início de 2012, tem o objetivo de mostrar a eles o que está ocorrendo e quais são as modificações”, explica o secretário.

Assim como nos encontros realizados em 2011, o tom da reunião foi de conversa. Em pouco mais de uma hora, o secretário, acompanhado pelo secretário-adjunto, João Cardoso Palma Filho, apresentou os pontos do programa mais importante da Secretaria, criado com a ajuda dos profissionais da rede. Ao final da apresentação, o microfone foi aberto aos docentes, que tiraram dúvidas e fizeram novas sugestões.

O retorno a todos os 15 polos por onde o secretário passou no ano passado estão programados para o primeiro semestre desse ano. Além da devolutiva, Herman Voorwald afirma que os encontros servirão novamente para estabelecer o diálogo com os personagens principais da educação. “O objetivo mais importante é ouvir os professores em relação a demandas e críticas para construirmos de forma coletiva uma educação de qualidade para São Paulo”, conclui.