quinta-feira, 01/08/2019
Creche Escola

Nova Europa, na região de Araraquara, recebe unidade do Creche Escola

Secretaria Estadual da Educação investiu R$ 1,4 milhões na construção; unidade deve beneficiar 70 alunos

O Programa Creche Escola entregou no último mês de junho uma unidade na região de Araraquara. A construção, no munícipio de Nova Europa, foi realizada graças ao investimento de mais de R$ 1,4 milhões do governo paulista, em parceria com a prefeitura local.

O presidente da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), Leandro Damy, participou do evento e fez um depoimento citando a importância do programa: “O Programa Creche Escola é uma parceria fundamental para que todos os jovens do estado possam ser atendidos nessa fase da vida que é tão importante no desenvolvimento cognitivo do indivíduo”, cita.

A Creche Escola Prefeito Alaôr Buzzá tem capacidade para atender 70 crianças de 0 a 3 anos. O prédio possui salas pedagógicas, berçários com fraldário e lactário, secretaria, refeitório, banheiros e área de serviço. “A construção foi tranquila, sem percalços, e caprichamos. Seguimos um dos modelos de plantas que o governo disponíbiliza”, pontua Ronaldo Groner, diretor de obras. As unidades também respeitam todas as normas de segurança e de acessibilidade.

Para a viabilização da obra, os municípios devem apresentar um terreno compatível com um dos três modelos de plantas oferecidos pela Secretaria da Educação, além da documentação requerida. A Educação efetua o repasse das verbas em sete parcelas, mediante a execução das obras e só após o laudo da vistoria, emitido pela FDE. “Não seria possível realizar essa creche sem a parceria do governo, da qual saúdo muito e quero que se estenda sempre”, diz Marilza de Jesus Fornitano Oliveira, diretora do departamento de educação da cidade.

A licitação e condução dos serviços podem ficar tanto a cargo da Prefeitura, quanto da FDE. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social.

Desde a sua implantação, em 2011, foram entregues 359 unidades dentro do Programa Creche Escola e outras 257 estão em execução. Na região de Araraquara, já foram entregues 4 unidades e outras 5 estão com obras em andamento com previsão de 650 novas vagas.

A Creche Escola se chamará Prefeito Alaôr Buzzá, em homenagem a um importante político da região. “Meu pai foi uma pessoa muito importante na comunidade, que fez muito por todos em nova Europa. É justo e nos sentimos honrados em receber essa homenagem”, cita Adriano Daniel Buzzá, filho do patrono

A Diretoria de Araraquara conta com 64 escolas estaduais e mais de 31 mil alunos nos ensinos Fundamental e Médio. Dentre as unidades, 11 adotam o modelo de tempo integral e oferecem uma grade horária superior a sete horas por dia. Há, ainda, 4 Centros de Estudos de Línguas (CEL), com aulas gratuitas de idiomas.