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sexta-feira, 05/01/2018
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A Escola Que Queremos

Nutricionistas visitam escolas indígenas para realizar antropometria dos alunos

Ao coletarem peso e altura de cada estudante é possível calcular o IMC; Ação também faz parte da readequação do cardápio

A equipe de nutricionistas da Educação realizou a antropometria dos alunos atendidos pelo PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) nas escolas estaduais indígenas do Estado de São Paulo. Na ocasião, as profissionais conferiram peso e altura dos estudantes. Com os dados coletados é possível calcular o IMC (Índice de Massa Corporal) de cada um. A ação serve também para readequar o cardápio oferecido a essa população.

Dentro do PNAE, os alunos recebem a alimentação de acordo com um cardápio elaborado pelos nutricionistas. As regras ou os parâmetros utilizados para a elaboração desse cardápio são baseados na resolução FNDE 26/2013. “Especificamente para a população indígena existe uma série de exigências, pois esse público precisa suprir uma quantidade energética muito superior se comparado a outras populações”, explica a nutricionista da Secretaria da Educação Mariana Foresto.

Desde 2016, o Departamento de Alimentação e Assistência ao Aluno da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo realiza modificações no cardápio, especificamente dos indígenas, e insere produtos específicos dessa cultura, como a farinha de milho, o fubá de milho, a farinha de mandioca, o peixe congelado in natura, além de uma licitação em andamento para o fornecimento de canjica de milho, entre outros. Esses produtos são resultado de uma pesquisa com a população indígena, quando os participantes responderam que tipo de alimentação gostariam de receber nas escolas da rede estadual.