Jovens e adultos que sonham em começar uma nova profissão ou abrir o próprio negócio já podem procurar as unidades do programa Escola da Família. A partir deste mês de junho, a Educação dá início a uma nova fase do projeto Padaria Artesanal, em parceria com o Fundo de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP).
Segundo levantamento da Educação, em um ano, passaram pela capacitação mais de 2,5 mil pessoas na capital e interior paulista, uma média de 6,8 por dia. A oficina é gratuita e aberta a maiores de 16 anos.
As aulas ensinam aos participantes até 10 tipos de técnicas, incluindo: pão integral, pão de maçã, pão de ervas e pão de beterraba. Além de colocar a mão na massa, os alunos e a comunidade escolar também recebem dicas de nutrição saudável, administração e de como transformar o trabalho de panificação em uma fonte de renda para as famílias.
Neste semestre, as unidades que oferecem a oficina ganharam novos equipamentos. O kit é composto por mesa de inox, forma de diversos tamanhos, liquidificador semi-industrial e forno. Durante a capacitação, todos os participantes têm direito a apostila, caderno de receitas e ingredientes para a confecção dos pães. Boa parte das receitas é testada e aprovada pela comunidade participante do Escola da Família aos finais de semana.
“O projeto de padaria artesanal é apenas um de uma variada lista de oficinas que a Secretaria oferece aos alunos, pais e comunidades do entorno ao longo do ano. Além de aprender uma nova habilidade, quem já passou pelo treinamento tem a chance de se aprimorar e, muitas vezes, começar uma nova carreira e conquistar um emprego”, explica o Wilson de Tarso, coordenador do programa Escola da Família.
Oficinas de música e beleza
Balanço feito pela Educação sobre as atividades em 2014 no Escola da Família revela que as oficinas mais procuradas são ligadas à música e à beleza. Das 670 mil participações registradas, as aulas de violão e canto lideram a lista (177.684), seguido pelas de manicure e pedicure, corte de cabelo e maquiagem (173.403). Saiba mais aqui.