Em São José dos Campos, os estudantes da E.E. Doutor Rui Rodrigues Dória, compilaram suas memórias de infância em um livro.
O processo foi orientado por Sônia Maria da Silva Gabriel, professora de História. Junto com as coordenadoras do Ensino Fundamental e Médio, ela fez os adolescentes embarcarem em reflexões da época que eram crianças e usar a licença poética para traduzir as lembranças ao papel.
O exercício deu vida ao título “Palavras que moram em nós”, que traz 28 poemas de jovens da E.E. Rui Dória. O livro é prefaciado pelo jornalista e escritor Carlos Abranches, parceiro do projeto.
Este não é o primeiro livro que a unidade escreveu. Anualmente, eles lançam o “Almanaque Rui Dória” que traz resumos dos principais acontecimentos, projetos, premiações conquistadas e alunos que foram destaque.
A ação pioneira utiliza a verba do programa de Projetos Descentralizados (Prodesc), da Secretaria da Educação, que custeia ações de boas práticas desenvolvidas nas escolas da rede. O cadastro para receber o incentivo é realizado uma vez ao ano por meio do sistema GDAE.