• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 24/11/2005
Últimas Notícias

Prêmio Mário Covas de Inovação na Gestão Pública vai para Rede do Saber e Escola da Família

A Rede do Saber e o site do Programa Escola da Família (www.escoladafamilia.sp.gov.br), ações da Secretaria de Estado da Educação, mereceram o Prêmio Mário Covas – Inovações na Gestão Pública […]

A Rede do Saber e o site do Programa Escola da Família (www.escoladafamilia.sp.gov.br), ações da Secretaria de Estado da Educação, mereceram o Prêmio Mário Covas – Inovações na Gestão Pública no Estado de São Paulo, nas categorias Gestão de Recursos Humanos e Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação, entregue durante solenidade realizada no Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta, dia 23. Um público entusiasmado, estimado em 400 pessoas, entre autoridades políticas e representantes das ações finalistas, lotou o Salão Nobre do Palácio, para acompanhar a premiação dos vencedores.

 

 

 

 

O reconhecimento aos premiados foi feito também pelo governador Geraldo Alckmin, ao dizer que “nos serviços públicos o que faz a diferença são as pessoas e a inovação, porque o setor público não trabalha para ficar rico, mas para melhorar a vida das pessoas; o servidor não trabalha para acionistas de uma empresa ganharem dinheiro, mas para prestar atendimento de qualidade. O governo é transitório e o Estado é permanente, daí a importância de nos esforçarmos e avançarmos nas áreas de capacitação e desburocratização para melhor servir”.

Ao homenagear os premiados, o governador Alckmin destacou a figura do patrono Mário Covas, ex-governador de São Paulo, “um homem do trabalho e da transparência e que tanto contribuiu para que esse Estado Bandeirante se torne pioneiro avançado na gestão pública”. A ética, o respeito ao dinheiro do contribuinte e a probidade administrativa também foram aspectos ressaltados por Oswaldo Martins, presidente da Fundação Mário Covas, ao cumprimentar os mais de 200 inscritos “pelo entusiasmo de aperfeiçoar aquilo que fazem, que é atender melhor o cidadão de São Paulo”.

 

 

 

 

Os premiados

Lançado em 2004, o Prêmio Mário Covas reconhece, anualmente, as melhores práticas de gestão pública em nível estadual. Na edição 2005, foram inscritos 265 trabalhos, provenientes de todas as áreas da administração e desenvolvidos por equipes de servidores públicos de São Paulo. Dentre os 49 trabalhos selecionados como finalistas e das nove ações vencedoras, a Secretaria de Educação foi premiada com a Rede do Saber, que p ropicia a troca de conhecimento, estimulando o funcionamento de uma rede de aprendizagem, e mantendo atualizados e capacitados 300 mil profissionais de ensino, e com o site do Programa Escola da Família. A página foi construída para atender a necessidade de gerenciamento, controle e acompanhamento das ações desenvolvidas pelo programa, que existe desde agosto de 2003 e já conta com mais de 180 milhões de participações. Os prêmios foram recebidos pela diretora do Programa de Educação Contínua, ao qual pertence a Rede do Saber, Beatriz Scavazza, e pela coordenadora do Escola da Família, Cristina Cordeiro.

 

 

 

Os demais distinguidos com o Prêmio Mário Covas nas categorias inscritas são:

Atendimento ao Cidadão

Programa de segurança contra incêndio em assentamentos urbanos precários – do Instituto de Pesquisas Tecnológicas – IPT e Parceiros. O propósito é formar brigadas de incêndio, compostas pelos moradores das favelas, por meio da sensibilização da comunidade e cursos de capacitação.

• Embarque na Leitura – Metrô. O projeto conta com bibliotecas de acesso público, em estações do Metrô, que disponibilizam cerca de 7,5 mil livros para empréstimo gratuito aos usuários.

Gestão de Recursos Humanos

• Sistema de auto-avaliação para melhoria da qualidade da educação profissional do Estado – Centro Paula Souza. Estabelece um sistema de auto-avaliação das escolas com vistas à melhoria da qualidade e aprimoramento da gestão.

Eficiência no Uso dos Recursos Públicos e Desburocratização

• Protocolo de Ações Integradas (PAI), em atendimento à vítima de violência sexua – Secretarias da Segurança Pública (IML) e da Saúde. Busca estimular as vítimas de violência sexual, atendidas na área de saúde, a fazerem o registro de ocorrência, permitindo a prevenção de seqüelas físicas e psicológicas.

• Teleaudiências Criminais – Secretaria da Administração Penitenciária, Casa Civil, Tribunal de Justiça e Prodesp. Sistema criado para a realização de audiências criminais à distância e em tempo real, possibilitando que o réu preso permaneça em sua unidade prisional, e o juiz no fórum.

Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação

• Signos – Sistema de Informações Geográficas no Saneamento – Sabesp. O trabalho permite a análise do traçado das redes de água e esgoto por meio de uma base cartográfica digital, auxiliando na detecção e solução de problemas.

Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação – Tema Design de Hipermídia 

• Cidadão SP – Casa Civil, Prodesp, Poupatempo, Imprensa Oficial, Fundap e Fundação Seade. Fornece informações sobre os cerca de 1,9 mil serviços prestados pelo Governo, 63 dos quais disponíveis pela Internet.

As Menções Honrosas

Além dos premiados, receberam Menção Honrosa os seguintes trabalhos:

• Centro de Integração da Cidadania – CIC, da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania do Estado de São Paulo;

• Juntando os pedaços – 8 jeitos de mudar Parapuã, da Escola Estadual Parapuã;

• Seminário de Valorização Profissional, da Casa Civil, Prodesp, Poupatempo Campinas, Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho e PUC de Campinas;

• Projeto Qualivida; da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e parceiros;

• Programa de Avaliação Externa de Desempenho em Sorologia para Bancos de Sangue, da Fundação Pró-Sangue Hemocentro de São Paulo e Parceiros;

• Projeto 2ª Via Eletrônica – Uma Nova Era na Fiscalização dos Setores de Telecomunicações e Energia Elétrica no Estado de São Paulo, da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo;

• Informatização de Um Serviço de Nutrição Hospitalar, do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP;

• Projeto SOS Rio Paraíba do Sul, da Escola Estadual Professora Ismênia Monteiro de Oliveira.

Vera Souza Dantas