• Siga-nos em nossas redes sociais:
terça-feira, 14/11/2017
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Prepare-se para a prova do Encceja fazendo simulado online

Site ajuda os candidatos a se familiarizar com a avaliação, estimular o tempo gasto em cada questão e testar os conhecimentos

Uma das melhores ferramentas para intensificar os estudos antes das provas são os simulados. Com eles, os candidatos podem se familiarizar com os modelos de avaliações, estimar o tempo gasto em cada questão e testar os seus conhecimentos. E, para você que está se preparando para o Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que acontece no próximo domingo (19), este é um exercício que não pode faltar.

No Blog do Enem, os candidatos podem testar os seus conhecimentos por meio do simulado online e gratuito com o conteúdo voltado para a prova do Encceja. São 10 questões de cada matéria para serem resolvidas em 30 minutos, uma estimativa do tempo gasto na realização da avaliação, que é de três minutos em cada exercício. Ao fim do simulado, os estudantes têm acesso ao gabarito no mesmo instante e podem, assim, identificar quais são as suas maiores dificuldades.

Além do simulado, os candidatos de São Paulo podem se preparar para a prova com a ajuda do material de apoio disponível para download aqui. O conteúdo é dividido em volumes por ciclos e área do conhecimento.

Sobre o Encceja 2017

O Encceja é destinado àqueles que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. A partir de 2017, o exame substitui o Enem para validação do diploma do Ensino Médio.

São quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma proposta de redação. No Ensino Fundamental serão avaliadas as disciplinas de Ciências Naturais; História e Geografia; Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; e Matemática.

Já a avaliação do Ensino Médio inclui itens de Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Matemática e suas Tecnologias.

Cartão de confirmação

As avaliações serão realizadas em dois turnos: matutino e vespertino. Os candidatos devem aguardar o cartão de confirmação do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) com número de inscrição, data, horário e local de realização das provas ou consultar a página do participante neste link.

Para pessoas privadas de liberdade e jovens sob medida socioeducativa (Encceja PPL), a avaliação será aplicada nos dias 21 e 22 de novembro.