quarta-feira, 19/02/2014
Professores e Funcionários

Professor da rede estadual usa rock para ensinar física a alunos da cidade de Iperó

Atividade faz parte da tese do educador desenvolvida por meio do programa Mestrado e Doutorado

As aulas de física da E.E. Dr.Gaspar Ricardo Júnior, localizada na cidade de Iperó, ganharam um novo ritmo. Desde que o professor Emerson Gomes, de 35 anos, começou a desenvolver uma tese de doutorado na Universidade de São Paulo (USP) sobre o uso de canções do rock no ensino da física, o educador transformou a teoria de suas pesquisas em atividades práticas do dia-a-dia.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“Os estudantes realizam um trabalho de investigação científica das letras das canções. Nesse processo, percebe-se que a canção estimula os estudantes a estudarem física em um processo dialógico contemplando questões que vão além dos conceitos”, explica o educador.

Apesar de nem todo estudante ser fã de rock, o estilo musical tem uma boa aceitação em sala de aula, especialmente por trazer elementos da cultura pop em uma disciplina científica. Segundo Emerson, é possível perceber a motivação dos alunos na aprendizagem da matéria, fato que reflete diretamente na rotina pedagógica do educador.

O docente ensina o conceito aprendido na mesma escola em que estudou. A relação com a unidade influenciou diretamente a decisão de aplicar o projeto de doutorado. O professor é bolsista do programa Mestrado e Doutorado, iniciativa oferecida pela Secretaria da Educação, que busca contribuir com a qualificação, a atualização e o aperfeiçoamento dos profissionais da rede estadual.

“Vi no programa uma oportunidade de associar minha pesquisa à educação pública de forma mais efetiva. Recomendo que os educadores interessados pesquisem programas que contemplem a sua área e encontrem um orientador que trabalhe com um tema em que você acredite. A partir disso, o programa te fornece subsídios para consolidar a sua pesquisa”, finaliza Emerson.

Inscrições abertas

O programa Mestrado e Doutorado visa oferecer aos selecionados os benefícios mensais de R$ 1.300 para mestrado e de R$ 1.600 para doutorado. Para participar, o servidor deve ter no mínimo três anos de atuação no cargo, ser efetivo e atender aos demais requisitos do projeto.

– Confira aqui mais orientações

A pré-inscrição deve ser feita até o dia 10 de abril pelo site do programa. Após essa etapa o candidato deve entregar a documentação exigida na Diretoria de Ensino, até dia 11 de abril.

Para saber mais, acesse a intranet da Educação