• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 27/11/2013
Pais e Alunos

Professores e alunos da rede estadual falam sobre importância de fazer o Saresp

Neste ano, 2.468.742 alunos das escolas estaduais, municipais e particulares do Estado participam

Nessa terça-feira (26) e quarta-feira (27), a aluna Luana Mirella da Silva não levou seus cadernos e livros para a E.E. Dona Brasília Castanho de Oliveira, localizada em Guarulhos. Tudo que ela precisou nesses dois dias foi ter concentração para realizar as provas do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp).

Assim como Luana, outros 2,5 milhões de alunos da rede estadual de ensino fizeram a avaliação. O exame é aplicado para os alunos do 2º, 3º, 5º, 7º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio. A prova, que tem questões de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e conta ainda com redação, é realizada no horário regular das aulas e tem duração de três horas.

“O Saresp não é só para demonstrar os resultados da escola. Para nossos alunos, nós mostramos que é a primeira prova de muitas que eles vão encontrar pela vida”, diz a professora Claudia Chiacchio.  “Essa avaliação pode mudar a qualidade da educação no estado de São Paulo. Então eles são orientados para fazer com seriedade”, completa Andréia Delmira Marques, professora de matemática.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Luana reconhece a importância da avaliação. “Através da prova, eu posso avaliar meu rendimento de todo o ano que eu estudei. Isso para mim é importante, porque estou terminando o 3º ano e virão os vestibulares. Para mim é um meio de se preparar para as provas”, conclui.

Para incentivar os alunos, a escola de Guarulhos criou um Festival de Música com o tema Saresp. O concurso foi idealizado com o objetivo de estimular os estudantes a escrever paródias ou letras autorais apresentando a importância do exame.

“O projeto Desafio do Saresp, Jovens em Ação veio ao encontro da necessidade de conscientizar os alunos. Percebemos que a linguagem musical aproximou o tema à realidade do público em questão, garantindo  comprometimento”, explica a dirigente Maria Ines Molinari Sofia.

Número recorde

Neste ano, 2.468.742 alunos das escolas estaduais, municipais e particulares de todo o Estado de São Paulo devem passar pelas provas, um recorde histórico de público desde a primeira edição em 2008.

Isso porque o Estado de São Paulo adotou uma nova meta etária de alfabetização. A partir de agora, o objetivo é alfabetizar os alunos aos 7 anos de idade – mais cedo do que o estipulado no País, que define a idade certa de 8 anos. Por isso, o Saresp será aplicado de maneira inédita também aos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. Até então, a avaliação era voltada para os 3º, 5º, 7º, 9º anos, além da 3ª série do Ensino Médio.

Para saber mais, acesse a intranet da Educação

O Saresp teve a adesão de 534 prefeituras do Estado e 374 unidades das redes particular, do SESI e do Centro Paula Souza em 2013. Por meio da parceria, as provas a serem aplicadas nas unidades administradas pelos municípios também são custeadas pelo Governo do Estado, já as instituições privadas arcam com os custos. As avaliações serão aplicadas por fiscais contratados, que não atuam na rede estadual de ensino e que recebem treinamento para o acompanhamento das provas.

Participam das avaliações um total de 1,6 milhão de estudantes da rede estadual de ensino, 733,1 mil alunos das redes municipais, 53,1 mil das redes particulares e do SESI e outros 18,5 mil estudantes do Centro Paula Souza.