Os professores coordenadores do Núcleo Pedagógico de Geografia das 91 diretorias de ensino do Estado estão participando do curso “Construção e Uso de Representações Gráficas Táteis” desde a última segunda-feira (8). As aulas seguem até 11 de outubro, na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores (EFAP).
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“Esse é um tema que transforma o abstrato em concreto. Com o projeto, ajudamos na inclusão educacional e na inclusão social”, explica uma das responsáveis pelo curso, Bárbara Gomes Flaire Jordão.
O objetivo da capacitação é apresentar as possibilidades de aplicação da Cartografia Tátil Escolar na educação dos estudantes com deficiência visual, além de mostrar técnicas de construção de materiais didáticos táteis e abordar a importância desses recursos adaptados no processo de ensino em sala de aula.
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A professora-coordenador e aluna do curso, Sônia Maria Munhóes Romano, já tem planos para aplicar o conhecimento adquirido em sua diretoria. “Estamos aprendendo diversas técnicas e vamos repassar para os nossos professores. Quero fazer um curso na minha diretoria e mostrar para os educadores que é possível fazer readaptações e construir um novo conceito”, afirma a professora.