O programa Creche Escola tem o objetivo de auxiliar os municípios e aumentar o número de vagas na Educação Infantil, por meio de convênios firmados com as prefeituras das cidades paulistas. Na iniciativa, a Educação fica responsável por repassar os valores financeiros e acompanhar o andamento das construções. Já as prefeituras devem apresentar o terreno, realizar a licitação e condução dos serviços.
Fruto de uma parceria entre as Secretarias da Educação e de Desenvolvimento Social, o programa amplia o atendimento, prioritariamente, em localidades com maior vulnerabilidade social. As unidades do Creche Escola contam com berçários, fraldários, lactários, refeitórios e toda a infraestrutura necessária para atender crianças entre 0 e 6 anos. Com o projeto, o governo estadual espera expandir o atendimento de alunos dessa faixa etária.
A creche escola Vovó Augusta, localizada na cidade de Lindoia, interior paulista, desenvolve atividades voltadas ao aprendizado de forma lúdica, ou seja, através do “brincar”, o “faz de conta”. Nos primeiros anos de vida escolar, cada detalhe é importante para a construção do repertório de significados, levando a criança desde pequena à construção da socialização, autonomia, cooperação e solidariedade.
Quanto mais cedo matricular a criança na creche melhor. “As crianças, ao chegarem à creche, trazem consigo hábitos familiares que são prejudiciais para a sua convivência com outras crianças. Quando passam a frequentar a unidade desde cedo começam a ter um desenvolvimento pleno de suas funções motora, cognitiva e psicossocial que contribuem para o alcance dela no sucesso escolar e às suas capacidades plenas na vida adulta”, esclarece Elaine Godoy, diretora da Creche Escola Vovó Augusta.
A professora do maternal, Ana Paula Boaventura de Moraes se sente uma figura fundamental na vida das crianças, por ter total consciência de que a educação infantil é como um pilar para o desenvolvimento do aluno. A educadora afirma que “as diversas atividades realizadas na creche através do lúdico, como jogos e brincadeiras, auxiliam a criança em seu desenvolvimento psicomotor e na construção de sua identidade, incluindo valores fundamentais e estimulando atitudes respeitosas que servirão como base para sua inserção no ensino fundamental, facilitando assim a aprendizagem”, conclui.
No ensino infantil, diferentemente dos ensinos Fundamental e Médio, as atividades são sempre voltadas para o desenvolvimento físico e motor. Segundo Elaine, na Creche Vovó Augusta “as crianças de 3 e 4 anos participam de aulas nas salas próprias, contando com materiais diversificados e, além do professor responsável pela sala, existe também o professor de educação física que desenvolve atividades voltadas ao seu desenvolvimento físico e motor. Essas aulas acontecem uma vez por semana”, afirma. “A música, assim como os brinquedos pedagógicos, são recursos muito importantes e fazem parte da rotina diária das nossas crianças”, completa a diretora.
Todas as atividades desenvolvidas são monitoradas pelos professores responsáveis e, também, pelas auxiliares de educação infantil. “No espaço escolar possuímos pátio coberto, pátio com grama e árvores e parque, o que permite às crianças momentos de descontração e lazer, bem como aulas direcionadas ao estudo do meio. Contamos também com o auxílio de especialistas, como fonoaudióloga e psicóloga, que atuam nos atendimentos semanais a toda a rede, conforme as necessidades de cada um”, complementa Elaine.
A diretora Elaine Godoy aconselha aos pais e responsáveis “que a criança que passa a frequentar a creche escola consegue se desenvolver plenamente, pois está inserida num contexto de criatividade, proteção, alimentação saudável e adequada e à educação”, finaliza.
Valéria Ramalho, mãe do pequeno Cristhian, aluno matriculado na Creche Escola Vovó Augusta, relata que a criança começou a estudar na unidade ainda esse ano, no maternal. “A partir daí, notei grande evolução. Hoje ele já distingue as letras do próprio nome e também as dos amiguinhos. Ele conta até mais de 20 e sabe todas as cores. Aprendeu novas palavras que eu até me surpreendo a cada nova frase que ele diz. O ensino dele nessa escola está nota 10! Espero que continue assim, pois o desenvolvimento é visível a cada novo dia”.
Desde a sua implantação, em 2011, foram concluídas 295 unidades dentro do Programa Creche Escola, sendo 37 na capital paulista e 256 no interior do Estado. Outras 250 estão em execução, duas na capital e 250 no interior. Ao final das obras, 591 unidades estarão funcionando em todo o território de São Paulo. Estima-se que o investimento total das obras ultrapasse R$ 1 bi.
No último sábado (24), o governador Geraldo Alckmin entregou 2 novas creches. A EMEI Deputado Antônio de Pádua Perosa, em São José do Rio Preto, e a CMEI Professora Áurea Lucy Ravelli Baioni, em Fernandópolis, podem atender, cada unidade, até 130 crianças. “Esse é o melhor investimento que existe, essa deve ser a prioridade, educação básica de qualidade. Ensino infantil, fundamental e médio, e qualificação com as Etecs e as Fatecs”, disse Alckmin no evento de inauguração.