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sábado, 01/02/2020
Destaque

Programa de Ensino Integral terá 19 novos escolas na região de Sorocaba

Em 2020, serão ao menos 664 escolas no programa; meta é ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino até 2023

A partir de 2020, o PEI (Programa de Ensino Integral) estará presente em ao menos 664 escolas da rede estadual do estado, sendo 19 em Sorocaba. Atualmente, 417 escolas da rede estadual já funcionam nesta modalidade, e a expectativa da Seduc é ultrapassar 1,4 mil unidades de ensino até o ano de 2023.

“Este anúncio é muito significativo para um governo que prioriza a educação, como é o nosso. É a maior expansão do programa de ensino integral do estado de São Paulo”, declarou o Governador João Doria, no anúncio da ação, ainda em 2019.

As 247 escolas estaduais que manifestaram interesse em aderir ao programa a partir de 2020 obedecem a critérios estabelecidos pela Secretaria da Educação, como ter mais de 12 salas de aulas e levando-se em conta o grau de vulnerabilidade socioeconômica da comunidade que a escola atende.

“O tempo a mais que o aluno permanece na escola, com tutoria individualizada de professores, fortalece os vínculos de aprendizagem. Faz toda a diferença o regime de dedicação exclusiva de 40 horas semanais em uma única escola para o professor, melhorando a qualidade das condições de trabalho docente”, pontua o Secretário Rossieli Soares.

Entre as escolas contempladas, 92 já vigoram no modelo ETI (Escola de Tempo Integral). Embora tenham uma carga horária maior, elas têm um currículo obrigatório diferente do proposto pelo PEI. Outras 155 unidades são da rede estadual de ensino regular.

Pelo novo programa, os estudantes passam a ter uma matriz curricular diferenciada que inclui projeto de vida, orientação de estudos, práticas experimentais. Há ainda clubes juvenis para que os alunos se autoorganizam de acordo com temas de interesse como dança, xadrez, debates etc.

“O trabalho hoje estimula o desenvolvimento cognitivo dos estudantes, como memorização e solução de problemas lógicos. O Ensino Integral equilibra essa balança com as habilidades socioemocionais, que são fundamentais na aprendizagem”, pontua Caetano Siqueira, coordenador do COPED.

Os alunos contam com o apoio do professor tutor para fortalecer na sua excelência acadêmica e na orientação do projeto de vida. Também frequentarão disciplinas eletivas escolhidas de acordo com seus objetivos.

“O Ensino Integral, assim como o Inova Educação, é o desenho do aluno com a orientação do professor. Esse passo é importante para todo o estado”, cita o secretário executivo Haroldo Rocha.

A carga horária é de até nove horas e meia – na rede regular, a jornada é de cinco horas e quinze minutos. Trinta e seis das 240 escolas contempladas vão funcionar em um formato com carga horária diferenciada de sete horas, atendendo a alunos que já trabalham.

Confira a relação de escolas:

Município

Nome da Escola

AVARE

MARIA IZABEL CRUZ PIMENTEL DONA

AVARE

PAULO ARAUJO NOVAES DOUTOR

BARRA DO CHAPEU

PAULO FRANCISCO DE ASSIS PROF

BOTUCATU

LUCIO ANTUNES DE SOUZA DOM

IBIUNA

MARIA ANGERAMI SCALAMANDRE

ITAPETININGA

CORINA CACAPAVA BARTH PROFA

ITAPORANGA

OCTAVIO DE ALMEIDA BUENO PROFESSOR

RIBEIRAO BRANCO

HIROSHI KOSUGE

SALTO

PAULA SANTOS PROF

SALTO DE PIRAPORA

BENEDICTO LEME VIEIRA NETO PROFESSOR

SALTO DE PIRAPORA

JARDIM DANIEL DAVID HADDAD

SOROCABA

ANTONIO MIGUEL PEREIRA JUNIOR

SOROCABA

ARTHUR CYRILLO FREIRE DOUTOR

SOROCABA

JORDINA AMARAL ARRUDA PROFESSORA

SOROCABA

JULIO BIERRENBACH LIMA PROFESSOR

SOROCABA

LUIZ NOGUEIRA MARTINS SENADOR

SOROCABA

ROBERTO PASCHOALICK PROFESSOR

TAQUARITUBA

JOSE PENNA

VARGEM GRANDE PAULISTA

VALENCIO SOARES RODRIGUES