• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 11/03/2020
Destaque

Programa EducaSP segue com inscrições abertas

Curso é destinado a alunos das três séries do ensino médio matriculados nas escolas da rede estadual

O programa EducaSP, que promove cursos de iniciação universitária para jovens da rede pública de São Paulo, está com inscrições abertas até o dia 13 de março. Ao todo são 15 mil vagas disponíveis para dez opções de cursos em diversas áreas.

Se inscreva aqui

Parceria entre a Secretaria da Educação com a Universidade São Paulo (USP), o curso é destinado a alunos das três séries do ensino médio matriculados nas escolas da rede estadual. São 2h diárias de atividades, que reúnem videoaulas, estudo de material complementar e tarefas guiadas por tutores, que são alunos de graduação da USP. Os cursos abrangem várias áreas, como astrobiologia; fotografia; programação de aplicativos e jogos; quero engenhar!; robótica; super tecnologias; negociações internacionais; lazers, luzes e cores; decifrando seu dinheiro; expedição literária: viagem pelas letras.

O programa também inclui pelo menos uma visita presencial do estudante ao campus da USP mais próximo de sua residência. Além da capital, a universidade tem sete unidades instaladas pelo Interior de São Paulo.

O EducaSP é um dos projetos para modificar a formação no Estado e torná-la mais abrangente, desenvolvendo capacidades que vão além dos conteúdos aprendizados na escola. No projeto, os alunos terão cursos que desenvolvem áreas artísticas e técnicas, colaborando para a formação completa do indivíduo.

“Hoje, o professor é muito mais um tutor e um curador do conhecimento ao invés de apenas alguém que demonstra o conhecimento para os alunos. O século XXI exige que o cidadão tenha diversas capacidades, como interpretar informações, ter resiliência, saber trabalhar em grupo, gerir suas emoções e se comunicar bem”, explica Haroldo Rocha, secretário executivo da educação.

Com o programa, a Educação quer ampliar a formação dos estudantes do ensino médio, desenvolvendo capacidades que vão além dos conteúdos da sala de aula, além de fornecer uma amostra da vida universitária. “De certa forma, é um ‘Corujão da Educação’, porque ele vai ocupar os horários disponíveis nas salas de aula de universidades, garantindo com isso melhor qualidade de ensino e principalmente uma motivação adicional para os alunos da rede”, explica o governador João Doria.