A Unidade Regional de Ensino (URE) de Mogi Mirim realiza nesta quarta-feira (12), o Projeto BiblioArte. Com o tema “A leitura é a mágica que faz o impossível acontecer”, o projeto acontece no Centro Cultural Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva, reunindo a produção das 74 escolas da URE. A iniciativa tem como objetivo dinamizar as Salas de Leitura das escolas estaduais, transformando-as em ambientes acolhedores de troca cultural e construção de conhecimento.

Segundo a professora especialista em currículo do Projeto BiblioArte, Cláudia Rocha, o foco é incentivar a leitura, a produção textual e a expressão por meio das linguagens artísticas. “O projeto envolve professores das Salas de Leitura, de Arte e de Língua Portuguesa, atendendo cerca de 30,6 mil estudantes das escolas estaduais da URE Mogi Mirim”, destacou a especialista.
“A ação busca fortalecer o papel da leitura na formação dos estudantes, ampliando o vocabulário, aprimorando a gramática e estimulando a criatividade, a reflexão e a capacidade de comunicação. Ao mergulhar em diferentes gêneros literários e perspectivas, os alunos desenvolvem autonomia intelectual e senso crítico, fundamentais para o exercício da cidadania”, conclui Cláudia.
A coordenadora geral da URE Mogi Mirim, professora Edna Regina Gallano de Campos, informou que 50 alunos representarão a unidade regional com uma apresentação artística. Eles são estudantes das escolas estaduais Maria de Lourdes Lima e Sebastião Gomes, da cidade de Conchal.
Serviço
Projeto BiblioArte
Data: quarta-feira, 12 de novembro de 2025
Horário: das 8h às 13h
Local: Centro Cultural Professor Lauro Monteiro de Carvalho e Silva
Endereço: avenida Santo Antônio, 430, Centro, Mogi Mirim – SP