• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 24/04/2023
Destaque

Sala do Futuro: Educação de SP vai selecionar professores para formação entre pares; confira o vídeo

Programa "Multiplica SP #Professores” recebe inscrições em maio

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) lançará uma nova ação da Sala do Futuro, desta vez voltada à formação de professores. O “Programa Multiplica SP #Professores” vai selecionar 1.500 docentes da rede estadual para atuar como formadores com grupos de até 15 professores, na modalidade a distância.

O objetivo é o aprimoramento de práticas pedagógicas e a formação colaborativa entre docentes como estratégia para a melhoria das aprendizagens dos 3,3 milhões de estudantes das 5,3 mil escolas estaduais. “O interessado em ser Professor Multiplicador fará uma prova, onde vai ser avaliado o conhecimento, e um vídeo, onde podemos ver se esse docente tem o perfil necessário para garantir o engajamento dos Professores Cursistas nas aulas remotas”, explica o secretário Renato Feder.

O Programa vai contar com três campos de formação, sendo que, cada um será responsável pela orientação, mediação e acompanhamento do campo subsequente: Formador EFAPE, no âmbito da Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação “Paulo Renato Costa Souza”; Formador DE, no âmbito das 91 Diretorias de Ensino do estado e Professor Multiplicador, docentes que atuam em sala de aula, sendo estes dois últimos, escolhidos por meio de processo seletivo. Além destes campos, haverá também a participação de Professor Cursista, docentes que atuam em sala de aula, participante das formações mediadas pelo Professor Multiplicador.

Podem se inscrever no processo seletivo de Professor Multiplicador qualquer docente que esteja em exercício em sala de aula, titular ou contratado, desde que não esteja em procedimento de aposentadoria e não esteja atuando no Programa Ensino Integral (PEI). Já para o Formador DE, podem se inscrever os Professores Especialistas em Currículo que não estejam em procedimento de aposentadoria. As inscrições serão abertas nas próximas semanas e podem ser feitas na Secretaria Escolar Digital – SED.

As formações do “Programa Multiplica SP #Professores” serão de forma remota, certificadas e poderão ser consideradas para fins de evolução funcional. O Professor Cursista poderá participar mediante adesão, conforme disponibilidade de vagas.

Siga a Secretaria da Educação nas redes sociais: