• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 19/10/2022
Destaque

Secretaria da Educação vai levar estudantes a teatros, museus e demais equipamentos de cultura 

Iniciativa tem como objetivo assegurar a realização de atividades pedagógicas fora do ambiente escolar, garantindo a formação integral do estudante 

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP), por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Paulista), vai subsidiar o transporte dos alunos da rede pública estadual para a visitação de teatros, museus, exposições culturais e artísticas, casas de cultura de forma a ampliar a formação dos estudantes. 

Para o Secretário Estadual da Educação, Hubert Alquéres, a ação permite aos estudantes novas experiências de aprendizagem. “É importante que os estudantes desbravem todas as possibilidades de aprendizado que a cultura paulista tem. Seja por meio de exposições fixas ou itinerantes. São Paulo tem muitos Museus tanto na capital, quanto no interior e no litoral, que retratam nossa história, hábitos e culturas e outras tantas informações fundamentais à formação educacional”, afirma o professor Hubert. 

O uso do recurso poderá ser idealizado de forma autônoma pelas unidades escolares, com participação ativa das Diretorias de Ensino e fiscalização articulada com as Associações de Pais e Mestres (APMs), para visitas aos diferentes tipos de museus, teatros, exposições culturais e artísticas, casas e centros de cultura e atividades afins disponibilizadas.  

A resolução publicada no Diário Oficial desta terça-feira (18) traz mais de 30 indicações de equipamentos culturais do Estado, com a respectiva correspondência pedagógica ao currículo Paulista. O programa também admite a contratação de transporte para eventuais jogos esportivos escolares e feiras de ciências. No orçamento, será garantido às escolas os custos necessários para a prestação dos serviços, inclusive com pessoal, tributos, combustível e pedágio.  

PDDE Paulista 

Criado em 2019, o PDDE Paulista é o programa de transferência de recursos financeiros às escolas públicas estaduais. O dinheiro enviado pela Secretaria da Educação do Estado (Seduc-SP) às unidades escolares é gerenciado pela Associação de Pais e Mestres (APM) e deve ser utilizado em benefício da escola. Com os recursos, é possível realizar melhorias de infraestrutura, bem como comprar materiais e equipamentos. Em 2021, foram repassados R$1,2 bilhão – Aumento de mais de 83% em relação a 2019. Nos últimos três anos, a soma é de R$ 3 bilhões.