sexta-feira, 03/09/2021

Secretário Estadual da Educação inaugura escola em Ipeúna

Prédio funciona desde 2020, mas não havia sido inaugurado por conta da pandemia

O Secretário Estadual da Educação Rossieli Soares, realizou nesta sexta-feira (3) a inauguração da Escola Estadual Jardim dos Ipês, em Ipeúna. A unidade funciona desde 2020 e integra o Programa de Ensino Integral desde este ano, porém o evento solene nunca havia sido realizado por conta da pandemia.

“A escola se faz com todas as pessoas e a pandemia mudou nosso rumo, mas que bom que hoje estamos entregando esse prédio bonito e num ano que ele se tornou PEI e entre tantas outras novidades para Ipeúna” afirma, o secretário Rossieli Soares.

“Eu acredito que, essa escola, para o município é um divisor de águas. A gente percebeu que o ano passado nós terminamos com alunos dentro de universidades públicas, alunos dentro das Etecs. Então eu fico muito feliz de ver como a educação está fazendo a diferença, e isso eu agradeço muito aos meus professores, a minha equipe gestora, que tem trabalhado com todo afinco aqui no município para fazer a diferença”, declarou o diretor da unidade Jesiel Eliezer Zerbo.

A escola está localizada na região de Limeira e atualmente atende a 125 alunos, do ensino médio. Por meio do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE-SP), a unidade já recebeu mais de R$ 58,9 mil. Entre as melhorias estão: aquisição e instalação de cerâmica para os três pavilhões, revitalização da pintura externa, pintura em muro e grades, aquisição de escrivaninhas para direção e coordenação, além de mais câmeras de segurança e DVR com mais canais.

“O ensino médio tem sido uma experiência muito boa para mim, principalmente na escola nova que acabou de ser inaugurada, me sinto muito feliz. Eu sou grato a todos os professores e alunos dessa escola, me ajudaram bastante” declarou, o aluno da rede, Gabriel Nascimento da Silva.

“Apesar do município ser pequeno, uma escola de programa de ensino integral está fazendo toda diferença para essa garotada, eles estão super envolvidos, o diretor faz um trabalho divino de incentivo, ele já foi participante de escola PEI, então ele tem todo esse “PEI interior” que a gente fala, esse acolher, esse cuidar” afirma Magda de Moraes, Dirigente de Ensino da Região de Limeira, que abrange Ipeúna.

Principais projetos

Na disciplina de Física, os alunos têm a oportunidade de desenvolver um projeto de introdução à Robótica, que visa o protagonismo dos alunos e a experimentação na área, favorecendo o contato com novas tecnologias. Além disso, a iniciativa já conta com parceiros com a empresa 3M.

Outro projeto, é o caixinha de boas vibrações. Os alunos do Grêmio perceberam que, no contexto da pandemia, muitos dos estudantes se sentiam desmotivados pelas perdas, pela distância e pela incerteza desse período. Assim surgiu a ideia de uma caixinha, posicionada na entrada da escola, onde os alunos poderiam retirar mensagens de conforto, de fortalecimento da autoestima e de motivação para a retomada dos estudos.

Por fim, para inserir os alunos no mundo das produções em áudio e vídeo criou-se o projeto “Produções Multimídia”. Iniciativa na qual os estudantes podem produzir vídeos motivacionais, um documentário sobre a cidade, músicas sobre o período da pandemia, inclusive tiveram participação no concurso da Diretoria de Ensino de Limeira com o resultado dessas produções.