segunda-feira, 22/04/2019
Agenda do secretário

Secretário executivo Haroldo Rocha reforça parceria com Hospital do Amor, em Barretos

Concurso de Redação é promovido pelo Hospital do Amor, em Barretos

O secretário executivo da Secretaria da Educação, Haroldo Rocha, recebeu na manhã desta segunda-feira (22) uma comitiva formada por três integrantes para reforçar a parceria da Educação com o Concurso de Redação do Hospital do Amor, localizado em Barretos.

Realizado desde 2013, o concurso é uma parceria do Núcleo de Educação em Câncer com a Secretaria Municipal de Educação de Barretos. Em 2016, o projeto foi expandido para todo o Estado. “O Hospital do Amor tem um trabalho de repercussão nacional, e a Secretaria da Educação mantém há anos uma parceria que tem como objetivo fomentar a redação. É uma ação de mobilização e disseminação do conhecimento”, pontua o secretário executivo Haroldo Rocha.

O concurso acontece anualmente e tem como objetivo promover a reflexão e conscientização de seu público sobre o câncer, ciência e saúde. “Queremos levar informação para o adolescente com as temáticas de saúde que envolvem o câncer, doença cuja ocorrência vem aumentando muito nos últimos anos”, diz Gerson Lucio Vieira, Coordenador do Núcleo de Educação em Câncer.

A parceria do Hospital do Amor com a Secretaria da Educação irá perdurar nesse ano, e o plano é de expansão para toda a rede pública. “A ação começou na diretoria regional de Barretos e já atinge 65 diretorias de ensino. Queremos que atinja as 91 diretorias do Estado, porque é uma ação pedagógica de alto impacto”, completa ​​a Profª. Solange de Oliveira Bellin, dirigente regional de ensino de Barretos.

Tema desse ano é Alimentação Saudável

O tema desse ano é “Alimentação Saudável e Atividade Saudável: de olho no futuro sem câncer colorretal”. Para Haroldo Rocha, o tema casa com a ideia de promover a conscientização sobre a doença. “O tema desse ano é particularmente interessante: alimentação saudável e atividade física. São os dois fatores externos que previnem o câncer e outras doenças nesse tempo em que vivemos”, explica.

Após o envio das redações, uma comitiva escolhe os primeiros colocados. Ao vencedor é garantido um notebook. Do 2º ao 5º colocado, 1 tablet. Os cinco finalistas também ganham um Estágio no Hospital do Amor.

“Os finalistas vão para o hospital, frequentem o hospital e têm uma vivência de despertar a ciência neles. É o primeiro contato com a ciência, com atividades lúdicas. Temos uma atividade na qual o aluno extrai o DNA do morango na prática”, completa o Dr. Henrique César Silveira, pesquisador do Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular do Instituto de Ensino e Pesquisa de Barretos.

As inscrições podem ser feitas por qualquer aluno da rede pública, pelo site. O prazo máximo de envio é 24 de maio.