• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 10/11/2025
Destaque

Seduc-SP convida pesquisadores para desenvolver novos Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) com foco na educação pública paulista

A FAPESP anunciou a Chamada de Propostas para os Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) 2025-2026

A FAPESP anunciou a Chamada de Propostas para os Centros de Ciência para o Desenvolvimento (CCD) 2025-2026, destacando temas fundamentais para a melhoria da qualidade da educação no estado de São Paulo. A Secretaria da Educação, que já tem dois CCDs em funcionamento (2023-2024) e teve outros três aprovados no edital anterior (2024-2025) teve os seguintes temas aprovados:

  1. Impacto das ações de recomposição na aprendizagem dos estudantes dos Ensinos Fundamental e Médio.
  2. Impacto das ações de formação continuada e em serviço para o aumento da qualidade das aulas realizadas na rede estadual.
  3. Sensibilização, engajamento e acessibilidade para utilização de materiais didáticos digitais.
  4. Inteligência artificial para comunicação entre comunidade escolar e gestão educacional.
  5. Inteligência artificial para avaliação educacional.
  6. Sistematização para uniformização de políticas, práticas, métodos e metodologias para priorização curricular.
  7. Análise, definição e acompanhamento da implementação do modelo EJA–EPT na Rede Estadual de Ensino de São Paulo.
  8. Estudos para implementação e monitoramento do “Meu Diploma”, para o público da EJA.
  9. Consolidação de um sistema de acompanhamento, avaliação e melhoria contínua da EJA no Estado de São Paulo.

Cada CCD associado à Seduc-SP irá tratar de um desses temas e poderá ser financiado com um máximo de R$ 2 milhões por ano, em até 5 anos.

A importância da pesquisa aplicada para a educação paulista

A pesquisa aplicada é essencial para transformar desafios em soluções reais. No contexto da educação, ela permite criar respostas práticas, embasadas em dados científicos, para questões que impactam diretamente o desempenho de alunos, professores e gestores.

No estado de São Paulo, a integração entre a academia e o setor público, viabilizada pelos CCD, pode gerar inovações como modelos eficazes de avaliação de impacto, desenho curricular, engajamento de estudantes, políticas para a EJA, redução de desigualdades educacionais e ferramentas baseadas em inteligência artificial.

Essas iniciativas asseguram que o conhecimento científico seja traduzido em ações concretas, promovendo um impacto positivo no aprendizado e na equidade escolar.

Com esta iniciativa, FAPESP e Seduc-SP reafirmam o papel da ciência como agente transformador da sociedade, trazendo impactos diretos para a educação paulista e contribuindo para um futuro mais justo e inovador.

Como participar?

Pesquisadores de instituições de ensino superior e institutos de pesquisa têm até o dia 03 de março de 2026 para submeter suas propostas por meio do sistema SAGe da FAPESP. As propostas deve ser elaboradas com anuência da Secretaria da Educação, e podem incluir também empresas ou organizações não governamentais.

Para participar, leia todas as informações e o edital completo em: https://fapesp.br/17876/chamada-de-propostas-centros-de-ciencia-para-o-desenvolvimento-ccd-20252026