• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 01/10/2025
Destaque

Sorocaba tem 282 estudantes com mais de 60 anos de idade; alunos da EJA falam sobre a volta para a sala de aula

Matrículas no estado cresceram 48,8% em dois anos; alunos estudam nos CEEJAs, EJAs e também em classes penitenciárias

Em Sorocaba, 282 estudantes têm mais de 60 anos de idade. Adultos e idosos interessados em voltar a estudar têm à disposição 43 Centros Estaduais de Educação de Jovens e Adultos (CEEJAs), modalidade de ensino que oferece a oportunidade de estudar com presença flexível. Há, ainda, a possibilidade de frequentar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) de ensino regular. As escolas da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo têm 4.574 alunos com mais de 60 anos de idade em 2025. 

O número total de matriculados no estado em setembro deste ano é 48,8% maior do que no mesmo mês de 2023, quando eram 3.073 alunos com mais de 60 anos na rede estadual de ensino. Além dos CEEJAs e EJAs, a rede estadual também oferece formação de educação básica a pessoas privadas de liberdade, nas classes penitenciárias vinculadas às escolas estaduais.

Trabalho na roça e sonho da faculdade

No CEEJA Professor Norberto Soares Ramos, em Sorocaba, 67 estudantes têm mais de 60 anos de idade.

Maria Aparecida de Souza tem 75 anos e é aluna da 3ª série do Ensino Médio no CEEJA de Sorocaba. Ela conta que teve a infância marcada pelo trabalho na roça em Oswaldo Cruz e só conseguia estudar escondida, com a ajuda da professora. Décadas depois, incentivada pela filha professora, retomou os estudos. “Voltar a estudar foi uma das melhores decisões da minha vida.”

Joel Muniz Barreto, de 66 anos de idade, conta que interrompeu os estudos aos 14 para trabalhar e construiu carreira de 36 anos na Defesa Civil. Hoje, aposentado e vivendo em Sorocaba, voltou à escola em busca de novas oportunidades. “Quero terminar o Ensino Médio e, quem sabe, ingressar na faculdade.”

Como voltar a estudar 

 Os CEEJAs oferecem aulas em formato flexível aos estudantes adultos. Os matriculados podem ir até a escola quantas vezes for possível durante a semana para sanar dúvidas com os professores. Ali, cada um deve realizar presencialmente as avaliações parciais e final.

A formação no Ensino Fundamental e Médio é organizada em regime de eliminação de disciplinas, inclusive com aproveitamento de estudos anteriores, devidamente comprovados.

Em todo o Estado, há 43 CEEJAS e eles estão localizados em várias regiões. Nos CEEJAs, o aluno pode dar início aos estudos em qualquer época do ano. 

Para se matricular nos CEEJAs é preciso ter ao menos 18 anos, apresentar: 

  • Documento pessoal, como RG, CNH ou Certidão de Nascimento; 
  • Comprovante de endereço (neste caso, pode ser documento de próprio punho); 
  • Histórico escolar ou comprovante de escolaridade. 

 No CEEJA, a ausência de algum dos documentos não deve ser obstáculo para a matrícula. Por exemplo, caso o candidato não possua comprovante de escolaridade, o Centro deve aplicar avaliações para definir a classificação do aluno em determinado ano do Ensino Fundamental ou série do Ensino Médio, de acordo com o seu nível de conhecimento. 

Para os 60+ que desejam voltar aos estudos e realizar seus sonhos, também é possível se matricular nas turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). 

Na EJA, é preciso seguir todas as disciplinas para cada ano do Ensino Fundamental e para cada série do Ensino Médio e as aulas acontecem nas unidades da rede, no período noturno. Os anos finais do Ensino Fundamental podem ser concluídos em dois anos e as três séries do Ensino Médio em um ano e meio. 

Confira a lista dos 43 CEEJAs da Educação de SP aqui.