sexta-feira, 10/09/2004

Teatro itinerante promove diversão nas escolas estaduais de Piracicaba

Os espetáculos infantis nas salas de aulas são o maior sucesso Interagir com alunos integrado-os à temática da peça teatral. Assim nasceu o “Teatro da Classe”, um projeto inovador que […]

Os espetáculos infantis nas salas de aulas são o maior sucesso

Interagir com alunos integrado-os à temática da peça teatral. Assim nasceu o “Teatro da Classe”, um projeto inovador que envolve escolas, comunidade, alunos e educadores nos espetáculos teatrais infantis dentro das salas de aula.

Mais de cinco mil alunos das escolas da região já assistiram às apresentações, sendo que na versão 2004, o projeto investiu no trabalho cultural fazendo da musica uma teatralização especial.

Um dos grupos participantes do projeto é o das “Patylindas”, formado por oito meninas, estudantes da EE Jethro Vaz de Toledo. São elas: Elaine, Ariane, Gabriela, Amanda, Miriam, Mariza, Isabele e Tatiana. Os músicos Guilherme, Alex e Lucas.

“Na seleção musical, as personagens revivem ao vivo cirandas, rodas e músicas populares de todos os tempos”, comenta o idealizador do projeto, Alceu Marozi Righetto.

Os grupos do Teatro da Classe são constituídos por alunos de escolas públicas e a formação de cada um é feita por meio de workshops desenvolvidos na Diretoria de Ensino de Piracicaba.

Os 11 atores foram escolhidos entre 300 alunos inscritos, depois de uma rigorosa seleção com a exigência fundamentada nos parâmetros de equilíbrio emocional, voz, variação de personagens e interatividade com o público.

“O ‘ teatro classe’ sai do convencional quando propõe encontrar na sala de aula o ambiente propício para apresentar um espetáculo teatral. O elenco interage com o público não o deixando isolado, como acontece no teatro convencional”, declara Alceu.

As Escolas Estaduais Moraes Barros, Mirandolina, Jaçanã e Eduir Scarpari estão na pauta das apresentações nesse mês de setembro.

Paola Martins