• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 19/09/2018
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Unicamp cria série de vídeos para explicar diferentes linguagens matemáticas

Projeto 'MatemáticaS' foi desenvolvido em parceria com a consultoria de divulgação científica Conecta Ciência

Pesquisadores da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em parceria com a consultoria de divulgação científica Conecta Ciência, criaram uma websérie de cinco vídeos sobre como as diferentes linguagens matemáticas estão presentes no nosso dia a dia.

O projeto “MatemáticaS” tem como finalidade mostrar como elas estão associadas às práticas sociais em contextos diversos. A iniciativa partiu do grupo de estudo Phala (Educação, Linguagem e Práticas Culturais), vinculado à Faculdade de Educação (FE) da Unicamp.

– Confira no Youtube os cinco vídeos na íntegra

Para Jackeline Mendes, professora da FE e pesquisadora do Phala, o intuito foi elaborar um material que tivesse uma linguagem acessível ao público em geral das questões que são discutidas nas pesquisas desenvolvidas pelo grupo, como conceitos e práticas humanas vinculadas à matemática.

“A opção pelo formato vídeo foi a melhor escolha no sentido de dar mais possibilidades de compreensão dessas práticas não de forma congelada ou estática como alguma representação visual poderia sugerir”, afirma a pesquisadora.

Em um dos vídeos, por exemplo, temas que aparentemente são complicados, como definição de espaço e tempo, são apresentados de forma lúdica e bastante explicativa. A interpretação foi feita por atores do curso do Núcleo de Atores do SESI de Piracicaba.

“O processo de criação dos vídeos aconteceu lado a lado com os pesquisadores do Phala”, conta Patrícia Santos, comunicadora científica e co-fundadora da Conecta Ciência.

O projeto foi feito para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2017, que teve como tema “A Matemática está em tudo”.  O encontro, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, é considerado o maior evento de popularização de ciência no país.

De acordo com a pesquisadora Jackeline, esse formato tem um importante papel para mostrar que as linguagens da matemática podem ser compreendidas de maneira muito mais descomplicada. “Nesse sentido, a própria matemática escolar pode ser entendida também não apenas como uma questão de conteúdo, mas de linguagem”, finaliza.

Matemática acessível

Na rede estadual de ensino paulista, muitos professores procuram desmistificar os grandes impasses sugeridos pela matemática. Cada docente, dessa forma, possui métodos diferentes para tornar a disciplina mais acessível e compreensiva aos alunos.

Como o caso de Pedro Real, professor de matemática na E.E. Santos Amaro da Cruz, na capital. Em pouco tempo, ele virou sensação na internet e na escola com a criação do canal do Youtube “Pô Bicho!”.

Real conta que a ideia do canal surgiu em um domingo com a única finalidade de fazer um vídeo explicando alguns exercícios de matemática aos jovens. Entretanto, segundo ele, o resultado o surpreendeu.

“No dia seguinte, eu perguntei na sala quem tinha assistido e grande parte dos alunos levantaram a mão. Isso me causou um impacto, porque quando dou lições de casa, existem muitas restrições. Com o vídeo foi diferente”, explica.

Em pouco tempo, o canal conquistou mais de 6,5 mil inscritos e ultrapassou os muros da escola. Hoje, os vídeos animados e dinâmicos ajudam muitos jovens a entenderem diferentes tipos de equações.

“Eu adorei quando descobri o canal, porque sai daquela coisa convencional do professor ficar escrevendo os cálculos na lousa e os alunos sentados tentando resolver”, conclui a aluna da Santos Amaro da Cruz, Luana Rodrigues Galvani.