• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 24/05/2021
Notícia

Unicamp inicia prazo para pedidos de isenção do vestibular 2022

Período começa nesta segunda-feira e vai até 15 de junho

Candidatos interessados em participar do vestibular 2022 da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) já podem solicitar isenção na taxa de inscrição. O pedido deve ser realizado até 15 de junho, no site da Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest).

Neste ano, o valor é de R$ 180. Houve aumento de R$ 10 no comparativo com a edição anterior. Os pré-requisitos para concessão são divididos em três modalidades:

1- Candidatos de famílias de baixa renda – até um salário mínimo e meio bruto mensal por morador do domicílio (exige comprovação de renda);
2- Funcionários da Unicamp/Funcamp;
3- Candidatos dos cursos noturnos de licenciatura (ciências biológicas, física, letras, licenciatura integrada química/física, matemática e pedagogia) ou tecnologia (análise e desenvolvimento de sistemas, e em saneamento ambiental)
O benefício também será concedido ao estudante que tenha o perfil indicado e se inscreva na modalidade que usa as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção.

Desde o início da pandemia, a comissão organizadora flexibilizou parte das regras para fazer o pedido de isenção da taxa. Uma delas é possibilidade do candidato da rede pública estadual de São Paulo emitir o histórico escolar pelo site da Secretaria de Educação.

A Comvest oferece 6.680 isenções na modalidade 1. Nas demais, o número é ilimitado. Na edição anterior, o vestibular da Unicamp registrou recorde de beneficiados: 9.724.

A divulgação do resultado dos contemplados ocorre em 30 de julho. O período de inscrições ficará disponível de 2 de agosto a 8 de setembro, também no site da Comvest.

Avaliações
O mesmo da edição anterior:
1ª fase – 72 questões de múltipla escolha e prova com duração de até 4 horas;

2ª fase – Comum para todos os estudantes chamados, com a seguinte estrutura:

Primeiro dia: Redação, questões dissertativas de língua portuguesa e literaturas de língua portuguesa, e interdisciplinares em língua inglesa;

Segundo dia: Perguntas dissertativas de matemática, ciências humanas e ciências da natureza, além disso de conhecimentos específicos, conforme a opção de curso: área de ciências biológicas/saúde (biologia e química), ciências exatas/tecnológicas (física e química), e ciências humanas/artes: (geografia e história, incluindo filosofia/sociologia).

Calendário
Inscrições: 02/08 a 8/9/2021

1ª fase: 21/11/2021

2ª fase: 16/01/2022 e 17/01/2022

Provas de habilidades específicas outros cursos: (setembro e outubro, datas indefinidas)

Provas de habilidades específicas outros cursos: 19 a 21/01/2022

Divulgação da primeira chamada: 14/02/2022

Matrícula (não presencial) da primeira chamada: a definir

Acesse o edital