Recomeçam neste sábado, dia 15 de janeiro, a partir das 9 horas, as atividades do Programa Escola da Família
Após um breve recesso, as 5.306 escolas estaduais reabrem suas portas aos finais de semana oferecendo atividades de lazer, esportes, cultura, saúde e qualificação profissional. É o Programa Escola da Família, realizado pela Secretaria de Estado da Educação de São Paulo, que volta com força total e uma programação variada para atender a todas as faixas etárias e gostos.
Na EE Leonor Quadros, na zona sul da capital, por exemplo, neste final de semana a comunidade poderá escolher entre as seguintes atividades: partidas de vôlei, basquete, frescobol, tênis de mesa, futsal, pebolim, jogos lúdicos, café comunitário, curso de inglês e informática.
Pela diversidade de atividades e a quantidade de escolas participantes não será difícil encontrar algo interessante. Aquele curso de dança que nunca se teve tempo de fazer, ou aquela aula de artesanato. Ou então, lembrar das aulas de Educação Física e ainda por cima manter a forma com uma boa partida de futebol ou vôlei. No Escola da Família é possível encontrar tudo isso e muito mais.
Voluntário
E para quem fez promessas de ano novo de entrar em 2005 realizando um trabalho voluntário há espaço também. O Programa Escola da Família já conta com mais de 30 mil voluntários cadastrados. Quem tiver alguma habilidade especial, é craque no jogo de xadrez, faz um excelente “fuxico”, ou qualquer outra atividade e deseja dividir seu conhecimento com centenas de jovens, adultos ou idosos, é só procurar a escola de sua preferência e se inscrever.
Domingo é dia de Cinema
Domingo há uma atividade especial no Programa: o Cine Família. Realizado em 3.500 escolas, o Cine Família oferece gratuitamente uma sessão de cinema a cada domingo.
No dia 16 de janeiro, das 14 às 16 horas, estas escolas estarão exibindo a premiada produção “Conduzindo Miss Daisy”.
Quem ainda não conhece o Programa basta visitar a escola estadual mais próxima da sua casa no final de semana e conferir de perto a grade de programação das atividades. Danças, teatro, música, artesanato, jogos, cursos de qualificação profissional, cinema, enfim, uma infinidade de opções para estas férias e para todas as idades.
Wania Torres