• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 23/06/2016
Pais e Alunos

Veja como solicitar documentos de conclusão dos estudos

Documentação escolar é exigida no ingresso de universidades e novos cursos

Com a oferta de vagas nas universidades no segundo semestre do ano, ou mesmo a preparação para o vestibular, os estudantes precisam solicitar documentação que comprova a conclusão dos estudos, como histórico escolar e publicação de concluinte. Veja abaixo como solicitar e retirar esses documentos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Histórico Escolar

O histórico escolar é fornecido quando os alunos concluem os estudos. Para retirada, basta se dirigir à secretaria da unidade escolar onde estudou, solicitar e retirar o documento. Para segunda via, o processo é o mesmo.

Se a unidade escolar em que o aluno estudou não estiver mais funcionando, os interessados em retirar a segunda via do documento devem se dirigir à diretoria de ensino à qual a escola era vinculada. Consulte aqui a qual diretoria pertence.

Para alunos que concluíram o Ensino Fundamental ou Ensino Médio em outros, é necessário entrar em contato com o estabelecimento em que estudaram ou com a Secretaria da Educação do Estado onde terminaram o curso.

Publicação no GDAE, Lauda de Concluintes e Visto Confere

A publicação dos nomes dos alunos concluintes do Ensino Fundamental e Ensino Médio é informatizada, todos os alunos que se formaram a partir do ano de 2001, podem consultar a publicação por meio do sistema GDAE.

– Consulte aqui a publicação de concluinte

Para os alunos que concluíram os estudos entre os anos de 1981 a 2000, a publicação foi feita em suplemento do Diário Oficial do Estado. A cópia da lauda de concluinte pode ser solicitada no Núcleo de Vida Escolar da diretoria de ensino vinculada à escola de conclusão.

Os alunos que concluíram os estudos e tiveram a documentação expedida antes de 1981, quando a lauda de concluintes ainda não foi publicada ou em casos de dúvidas quanto à autenticidade do documento, também devem entrar em contato com o Núcleo de Vida Escolar da diretoria de ensino mais próxima da escola onde estudou. O visto confere para a confirmação da autenticidade do documento será carimbado e assinado pelo supervisor de ensino, no histórico escolar original. 

Educação de Jovens e Adultos

A rede estadual oferece opções de avaliações e cursos para jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade apropriada. Para saber mais sobre cada uma das opções, acesse a página