• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 22/05/2019
Boas Práticas

VII Concurso de Redação do Núcleo de Educação em Câncer continua recebendo inscrições

Envio de redações acontece até dia 24

O VII Concurso de Redação do Núcleo de Educação em Câncer continua a receber redações de estudantes de toda a rede pública de São Paulo. Promovido pelo Hospital do Amor, referência no tratamento de câncer em Barretos, o concurso aceita novos projetos até o dia 24 de maio.

Consulte o regulamento

O tema desse ano é  “Alimentação Saudável e Atividade Saudável: de olho no futuro sem câncer colorretal”. Os estudantes devem elaborar redações que articulem os principais fatores causais ao câncer colorretal, quais são os indivíduos suscetíveis e os hábitos de maior risco. Importante destacar a possibilidade de prevenção e o diagnóstico precoce por meio da alimentação saudável e da atividade. “Alimentação e atividade física dão os dois fatores externos que previnem o câncer e outras doenças nesse tempo em que vivemos”, explica Haroldo Rocha, secretário executivo de Educação.

A premiação se dará para os cinco participantes que produzirem os melhores textos de acordo com parecer da Comissão Julgadora. O Hospital do Amor pontua que as redações precisam ter no mínimo quinze e no máximo vinte linhas. O vencedor ganha um notebook, e do 2º ao 5º colocado, o prêmio é um tablet. As redações deverão ser manuscritas e redigidas à caneta, preta ou azul, em folha padrão disponibilizada no link.

Folha padrão

O Hospital do Amor também promove um estágio com todos os cinco finalistas, de forma a mostrar um pouco do cotidiano hospitalar e as diversas profissões envolvidas na promoção da saúde. “Os finalistas vão para o hospital, frequentem o hospital e têm uma vivência de despertar a ciência neles. É o primeiro contato com a ciência, com atividades lúdicas. Temos uma atividade na qual o aluno extrai o DNA do morango na prática”, completa o Dr. Henrique César Silveira, pesquisador do Centro de Pesquisa em Oncologia Molecular do Instituto de Ensino e Pesquisa de Barretos.