sexta-feira, 27/01/2017
Pais e Alunos

Você conhece a literatura de Cordel? Saiba mais!

Confira um site que possui mais de duas mil obras disponíveis para download

A literatura de Cordel faz parte da cultura nacional. Também conhecida como folheto, é um estilo popular de poesia. A nomenclatura literatura de Cordel se dá pela forma com que os autores apresentavam suas obras ao público: as poesias eram impressas e divulgadas em folhetos ilustrados com o processo de xilogravura, expostas penduradas em cordões ou barbantes, nos locais onde as pessoas circulavam. Assim, os interessados passavam e liam por ali mesmo, ou retiravam um exemplar e levavam consigo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Essa forma de arte chegou ao Brasil no século XVIII, trazida pelos portugueses. Aos poucos, foi se tornando cada vez mais popular em nosso país, e nos dias de hoje ainda é possível encontra-la principalmente na região Nordeste. Ainda são vendidos em lonas ou malas estendidas em feiras populares.

Há inúmeros autores desta epoca e, para tornar suas obras imortais, sugerimos que clique aqui para ter acesso a mais de duas mil textos de literatura de Cordel grátis para download.

A iniciativa é da Fundação Casa Rui Barbosa (FCRB), que criou o projeto Cordel – Literatura Popular em Verso, onde reúne obras de 21 cordelistas. São 2.340 folhetos disponíveis para consulta e pode-se encontrar versões originais e variantes dos cordéis.

#album[2610]#