Programa Sala de Leitura

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, na vanguarda das preocupações com atendimento às exigências do mundo contemporâneo que demandam acesso cotidiano a fontes de informação e cultura atualizadas e diversificadas, desenvolvimento das competências e habilidades de leitura e escrita, implantou, em 2009, o Programa Sala de Leitura (Resolução Estadual n°. 15 de 18 de fevereiro de 2009).

As Salas de Leitura são espaços pedagógicos de trabalho interdisciplinar, apoiadas no currículo, apresentam-se como espaços dinâmicos e inovadores de convivência, com atividades de promoção da leitura, escrita e pesquisa, incentivo ao protagonismo, à inclusão e a criatividade de alunas e alunos de todas as faixas etárias.

As modalidades de ensino atendidas contam com acervos organizados e de livre acesso, incluindo livros, DVDs, CDs e orientações para pesquisa e letramento informacional. Ao longo dos últimos anos, as escolas receberam acervos de diversos programas federais (Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE e Programa Nacional do Livro e Material Didático – PNLD) e estaduais (Acervo Sala de Leitura, Cultura é Currículo, entre outros), além dos acervos adquiridos pelas próprias escolas.