• Siga-nos em nossas redes sociais:
sábado, 19/05/2018
EJA - Educação de Jovens e Adultos

Aos sábados, a Pinacoteca oferece entrada gratuita

O Museu funciona da quarta a segunda, das 10h às 17h30, com permanência no local até as 18h

Você sabia que aos sábados a entrada na Pinacoteca de São Paulo é gratuita? Além de todas as obras, o passeio inclui visitas à Pina_Luz e à Pina_Estação. Então, agora acabaram-se as desculpas para deixar de visitar esse que é um dos mais conceituados museus da cidade. A programação completa pode ser conferida no site do Museu.

Pina_Luz

A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais que enfatiza a produção brasileira do século XIX até os dias atuais. Foi fundada no ano de 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, e é o museu de arte mais antigo da cidade.

Instalada no antigo edifício do Liceu de Artes e Ofícios, projetado no final do século XIX, o acervo que abriga foi formado com a transferência de 20 obras do Museu Paulista da Universidade de São Paulo de importantes artistas da cidade como Almeida Júnior, Pedro Alexandrino, Antônio Parreiras e Oscar Pereira da Silva. Com o passar dos anos formou uma significativa coleção, com quase 10 mil obras.

Pina_Estação

Em 2004, a Pinacoteca incorporou o edifício do Largo General Osório que, originalmente, abrigava armazéns e escritórios da Estrada de Ferro Sorocabana. O edifício foi totalmente reformado e passou a se chamar Estação Pinacoteca, hoje Pina_Estação, para receber parte do programa de exposições temporárias.

No térreo está instalado o Memorial da Resistência de São Paulo criado na parte do edifício que sediou o Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo (Deops/SP), entre os anos 1940 e 1983. A instituição se dedica a preservar as memórias da resistência e repressão política do Brasil republicano.

Serviço
Endereço: Praça da Luz, 02
Telefone: 11 3324-1000
Funciona de quarta a segunda, das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
(Possui bicicletário e estacionamento gratuito)