quarta-feira, 24/04/2024

Alunos do Provão Paulista devem escolher cursos de preferência até hoje(29)

São 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo está disponível no portal do Provão Paulista

Estudantes da rede pública que concluíram a 3ª série do Ensino Médio em 2023, foram classificados no Provão Paulista e ainda não estão matriculados no ensino superior têm até a próxima segunda-feira (29) podem ter acesso a 7.719 vagas nas Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) para as turmas que terão início no segundo semestre deste ano.

Das mais de 7.000 vagas no ensino superior, 5.109 são para as Fatecs e 2.610 para a Univesp. Entre os cursos, estão comércio exterior, logística, marketing, ciência de dados, sistemas para internet nas Fatecs e licenciatura em pedagogia, matemática e letras na Univesp entre outros cursos com vagas disponíveis (confira a lista completa abaixo).

Para esta etapa, 60.860 estudantes podem registrar a opção de até cinco cursos de preferência para as Fatecs (entre 92 formações disponíveis) e até três opções para a Univesp (são três eixos e nove cursos). Esses estudantes foram classificados no Provão realizado em 2023 e podem concorrer a uma das 7.719 vagas para cursos superiores com aulas que terão início no segundo semestre.

“A Secretaria da Educação relembra aos estudantes e pais de estudantes que prestaram o Provão Paulista no ano passado que ainda temos uma nova etapa de matrículas este ano. Essa etapa é voltada aos classificados para os cursos da Fatec e Univesp que terão início no segundo semestre. São 7.719 vagas para as universidades paulistas, em instituições públicas, renomadas e gratuitas”, diz o secretário-executivo da Educação, Vinicius Neiva.

Nas duas instituições de ensino, o início das aulas está previsto para o dia 27 de julho de 2024.

Para dar início à escolha, os alunos que concluíram a 3ª série do Ensino Médio nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal de escolhas por meio do endereço https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/ com nome e RA (registro do aluno). Alunos que concluíram em outras redes do país devem fornecer nome e CPF.

Fernanda Araújo Carvalho dos Santos, de 18 anos de idade, está entre as estudantes aprovadas no Provão Paulista nas Fatecs para as aulas que tiveram início no primeiro semestre. “Levem o Provão Paulista a sério, ele pode garantir o seu futuro”, aconselha ela aos estudantes.

A Fatec organizará quatro chamadas:

• A 1ª chamada para matrículas entre os dias 6 e 8 de maio;
• A 2ª chamada para matrículas entre os dias 13 e 15 de maio;
• A 3ª chamada para matrículas entre os dias 20 e 22 de maio; e
• A 4ª chamada para matrículas entre os dias 27 e 29 de maio.

A Univesp organizará três chamadas, nas mesmas datas das Fatecs. Para consultar os resultados, os estudantes devem estar atentos ao portal do Provão e também no site da Secretaria da Educação.

Confira a lista de cursos disponíveis.

Nas Fatecs:

• Transporte Terrestre

Na Univesp:

• Eixo de Licenciaturas (Letras, Matemática ou Pedagogia);
• Eixo de Computação (Tecnologia da Informação, Ciência de Dados ou Engenharia de Computação); e
• Eixo Negócios e Produção (Processos Gerenciais, Administração ou Engenharia de Produção).

Estudantes classificados para a Univesp e que já registraram a opção de curso no ano passado podem modificar a preferência. No caso da universidade virtual, o estudante precisa cadastrar, no portal do Provão, o eixo de preferência. Por exemplo: se o estudante deseja cursar Letras, é preciso que ele opte pelo eixo de Licenciaturas e, na fase de matrículas, ele informa à universidade a opção pela graduação em Letras. É possível, ainda, que o estudante escolha o mesmo eixo, em três campi diferentes.