Ensino Fundamental

Confira os vencedores da 5ª Feira de Ciências da rede

Premiação acontecerá na próxima quarta-feira (18) na sede da Secretaria da Educação

sáb, 14.04.2018

Na próxima quarta-feira (18), será realizada a cerimônia de premiação da 5ª Feira de Ciências das Escolas da São Paulo (FeCEESP), na sede da Educação. Nesta edição, foram selecionados seis vencedores, sendo três na categoria Master e três na categoria Júnior.

Mais de 147 trabalhos foram analisados na etapa estadual pela banca de especialistas da Educação. Nesta edição, alunos do 6º ano do Ensino Fundamental puderam participar. Os jovens cientistas tiveram a oportunidade de criar projetos e se inscrever na categoria Junior com outros alunos do 7º, 8º e 9º ano.

Três escolas trabalharam o tema sustentabilidade: “Arduíno e a educação de trânsito para bicicletas”, da  escola João Arruda Brasil, em Araçatuba; “Adubação de horta a partir de resíduos orgânicos de Tilápias”, da unidade de ensino José Augusto Ribeiro, em Assis e “Tinta atóxica: Pintura sem riscos”, na escola Gabriel Monteiro da Silva, de Marília.

Na categoria Master, destinada para alunos do 1º e 2º ano, também estavam ligados a questão da sustentabilidade. É o caso do projeto da escola Cel. Francisco Schmidt, com “Energia Solar Fotovoltaica em Escolas Estaduais” e do projeto “Fabricação de Bandejas Biodegradáveis à base de cascas de Coco Verde”, da unidade Professora Tereza Valverde Cardoso Tirapele.

Já o terceiro finalista, os estudantes da E.E Newton Câmara Leal Barros, de Taubaté, criaram o projeto “Jogo do Explorador Espacial”, um aplicativo pensado para auxiliar estudantes do Ensino Médio no estudo e aprendizagem de astronomia.

4ª edição da FeCEESP

Na última edição, realizada em 2017, o projeto destaque foi de Mogi das Cruzes, da escola Adelaide Maria de Barros. Os estudantes Bruno Gaspar e Wesley Oliveira criaram um aplicativo de celular para organizar a seleção e coleta de material reciclável, como vidro, metal, papel e elementos orgânicos.