sexta-feira, 19/04/2024
Destaque

Provão Paulista: Chegou a hora de estudantes classificados escolherem cursos do 2º semestre

São 5.109 vagas para as Fatecs e 2.610 vagas para a Univesp; processo de escolhas deve ser feito entre 15 e 29 de abril

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo dá início nesta segunda-feira (15) a uma nova etapa do Provão Paulista: o processo de escolha de cursos para o segundo semestre. Essa etapa é indispensável para o preenchimento das 5.109 vagas das Faculdades de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatecs) e das 2.610 vagas da Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp).

Para esta etapa, 60.860 estudantes podem registrar a opção de até cinco cursos de preferência para as Fatecs (entre 92 formações disponíveis) e até três opções para a Univesp (são três eixos e nove cursos). Esses estudantes foram classificados no Provão realizado em 2023 e podem concorrer a uma das 7.719 vagas para cursos superiores com aulas que terão início no segundo semestre.

Nas duas instituições de ensino, o início das aulas está previsto para o dia 27 de julho de 2024.

Para dar início à escolha, os alunos que concluíram a 3ª série do Ensino Médio nas redes estaduais e municipais de SP devem acessar o portal de escolhas por meio do endereço https://provaopaulistaseriado.vunesp.com.br/ com nome e RA (registro do aluno). Alunos que concluíram em outras redes do país devem fornecer nome e CPF.

A Fatec organizará quatro chamadas:

• A 1ª chamada para matrículas entre os dias 6 e 8 de maio;
• A 2ª chamada para matrículas entre os dias 13 e 15 de maio;
• A 3ª chamada para matrículas entre os dias 20 e 22 de maio; e
• A 4ª chamada para matrículas entre os dias 27 e 29 de maio.

A Univesp organizará três chamadas, nas mesmas datas das Fatecs. Para consultar os resultados, os estudantes devem estar atentos ao portal do Provão e também no site da Secretaria da Educação.

Confira abaixo a lista de cursos disponíveis.

Nas Fatecs:

• Transporte Terrestre

Na Univesp:

• Eixo de Licenciaturas (Letras, Matemática ou Pedagogia);
• Eixo de Computação (Tecnologia da Informação, Ciência de Dados ou Engenharia de Computação); e
• Eixo Negócios e Produção (Processos Gerenciais, Administração ou Engenharia de Produção).

Estudantes classificados para a Univesp e que já registraram a opção de curso no ano passado podem modificar a preferência. No caso da universidade virtual, o estudante precisa cadastrar, no portal do Provão, o eixo de preferência. Por exemplo: se o estudante deseja cursar Letras, é preciso que ele opte pelo eixo de Licenciaturas e, na fase de matrículas, ele informa à universidade a opção pela graduação em Letras. É possível, ainda, que o estudante escolha o mesmo eixo, em três campi diferentes.

Provão Paulista

Implantado de forma inédita pelo Governo do Estado no ano passado, o Provão Paulista Seriado é a porta de entrada de estudantes do Ensino Médio no curso superior, nas instituições paulistas parceiras da Seduc-SP, a Universidade de São Paulo (USP), Universidade Estadual Paulista (Unesp), Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp) e as Faculdades de Tecnologia de São Paulo (Fatecs).

Na primeira edição, mais de 15 mil vagas foram abertas nas universidades e faculdades paulistas para alunos que estavam em 2023 na 3ª série do Ensino Médio.

Prova Paulista X Provão Paulista

Até o próximo dia 17, a Secretaria da Educação aplica aos estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio a Prova Paulista, a avaliação bimestral da Educação. Nela, os estudantes têm a oportunidade de testar seus conhecimentos e seus professores, uma visão mais apurada sobre eventuais facilidades e dificuldades na leitura e compreensão das questões.

Apesar do nome semelhante, a Prova Paulista tem caráter diagnóstico. Já o Provão Paulista, aplicado em uma única edição no final do ano letivo, é voltado apenas a estudantes das três séries do Ensino Médio.