EJA - Educação de Jovens e Adultos

Escolas da Família são pontos de coleta da Campanha do Agasalho em SP

Arrecadadas até agosto, doações seguirão para entidades assistenciais, hospitais e albergues

A Secretaria da Educação de São Paulo é mais uma vez apoiadora da Campanha do Agasalho, organizada pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado, que em 2018 firmou parceria com a turminha do estúdio Mauricio de Sousa. Como sempre, as unidades participantes do programa Escola da Família são pontos de coleta de roupas e cobertores aos fins de semana, quando estão abertas para atividades esportivas, culturais e de promoção à saúde. Clique aqui e encontre a escola mais perto de você.

Com o slogan “É tempo de doar!”, os parceiros convidam todos para participarem com a doação de peças de roupa em bom estado. “Pessoas em situação de risco precisam estar preparadas para o tempo de inverno, e a campanha do agasalho é importante e necessária para atingirmos esse objetivo”, disse Mauricio de Souza no lançamento da Campanha do Agasalho 2018.

A campanha recomenda doações de roupas limpas e de boa qualidade. Casacos, sapatos e cobertores também podem ser depositados nas caixas confeccionadas por voluntários e estudantes. Todo o material recolhido será encaminhado às entidades assistenciais, hospitais, albergues da capital e municípios paulistas.

Além de doar, algumas unidades também participam da distribuição dos donativos. Assim, quem precisar de algum item e for a uma das escolas participantes pode retirar a contribuição. “Essa é uma ação que acontece há muitos anos, e já foi muito bem aceita pelo PEF. E o bom é que a comunidade é bastante solidária e participa ativamente. O número de agasalhos arrecadados sempre surpreende”, relata Carmen Lúcia Bueno Valle, coordenadora geral do Programa Escola da Família.

Dia do Esquenta

Todos os anos, o Programa Escola da Família promove o “Dia do Esquenta!”, em duas datas. A primeira sempre é realizada próximo ao Dias das Mães, e neste ano foi em 12 de maio. A segunda também já tem data para acontecer, será no dia 23 de junho. Nestes dias, nas unidades do PEF acontecem calorosas atividades, além da coleta intensificada dos agasalhos.

A ação acontece nas mais de 2200 unidades do Programa Escola da Família, mas todas as escolas da rede estadual que sentirem o desejo podem participar. Em muitas diretorias, várias escolas promovem a ação o ano inteiro, pois estão localizadas em regiões de alta vulnerabilidade social. Existe outro aspecto, a campanha nas escolas da família é feita para os próprios frequentadores, onde os beneficiários são integrantes da comunidade escolar local. O excedente do material arrecadado é destinado a ONGs, Associações de Bairro, Casas de Repouso, Fundos Sociais do interior, e etc..

Números do “Dia do Esquenta! – 2017”

No último ano, nas duas datas do “Dia do Esquenta!”, as unidades do Programa Escola da Família arrecadaram, em 84 Diretorias de Ensino, 1.386.517 peças de roupa. No primeiro dia, realizado em 13 de maio, foram 29.455 participações do público. No segundo, em 24 de junho, 56.424 pessoas participaram. De janeiro a novembro, foram registradas 204.584 participações.