• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/12/2015
Pais e Alunos

Alunos da rede se transformam em personagens do Sítio do Picapau Amarelo

O objetivo da ação foi apresentar aos alunos as obras do escritor Monteiro Lobato

Os alunos da E.E.Stefan Zweig, localizada no bairro Vila Ivone, na zona leste de São Paulo, viveram por um dia como personagens Emília, Visconde de Sabugosa e Cuca, entre outros, e transformaram a unidade escolar no Sítio do Picapau Amarelo. Essa foi uma das diversas ações temáticas realizadas pelos próprios estudantes com o objetivo de apresentar as obras do escritor brasileiro Monteiro Lobato e de despertar a curiosidade pela leitura de cada um.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Todos os espaços da escola contavam, de alguma forma, a vida do escritor e as obras que compõem o Sítio do Picapau Amarelo, por meio de uma exposição feita em várias linguagens. A ação foi composta por maquetes, apresentação de trabalhos teóricos, vídeo arte e trabalhos com sucatas.

Os estudantes dos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental encenaram a obra “O Reino das Águas Claras” com teatro de fantoche. Outra turma de alunas do 7º ano realizou uma apresentação de dança “As Emílias do Monteiro” aos convidados, que também tiveram a oportunidade de receber um saquinho de pílulas falantes. Na “Tenda de Contação de Histórias”, foi possível ouvir a narração de alguns episódios do Sítio do Picapau Amarelo.

Uma sala foi transformada no “O Café no Sítio”, onde foi servido pelos próprios personagens um café colonial, com pães, bolos, entre outras guloseimas. Na ocasião, cadernos de “Receitas do Sítio” confeccionados pelos alunos do 8º ano foram sorteados aos participantes.

A execução deste projeto ofereceu a oportunidade de apresentar aos alunos a importância das atividades em grupo, como a organização das etapas, divisão do trabalho, e a interação entre os componentes do grupo. Além de despertar o interesse pela literatura e o conhecimento de diversos textos inseridos no tema proposta pela equipe da escola.