• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 21/11/2016
Boas Práticas

Alunos de São José dos Campos aprendem a criar vídeos para o Saresp

Ação fez parte da Semana Turbinada, promovida pela Diretoria de Ensino da região

 

 
Foi com o objetivo de engajar os alunos de Grêmios Estudantis a divulgarem o Saresp aos colegas de classe, que a Diretoria de Ensino de São José dos Campos realizou, em outubro, a Semana Turbinada. Com a ajuda dos jovens apresentadores do canal Educa Responsa, mais de 150 agremiações de várias escolas da região puderam saber tudo sobre a prova e pegar dicas para produzir vídeos sobre o tema. A meta era passar o recado sobre a importância da maior avaliação do Estado de São Paulo.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

“A ideia foi fazer com que os alunos conseguissem divulgar o Saresp, entre eles, da forma mais criativa e espontânea possível”, conta Felipe Augusto, um dos apresentadores do Educa Responsa.

Quem foi ao encontro, que aconteceu durante dois dias, não se arrependeu. Com muita interatividade e diversão, os jovens gremistas aprenderam noções básicas para a produção de vídeos com os celulares. O pontapé inicial foi na própria diretoria. Divididos em grupos com alunos de diferentes escolas, os jovens puderam se distrair e produzir de forma espontânea vídeos de até um minuto com a temática da prova.

“Essa oficina colaborou muito para o meu desenvolvimento social e profissional”, destacou Pietro Geovanne Balieiro, aluno da E.E. Professora Ayr Picanço Barbosa de Almeida. “Com base no Saresp a gente consegue ter uma ideia de como estamos nos estudos”, concluiu.

#YoutubersdaEducação: aprenda a fazer um bom vídeo com dicas da Educação

A internet tem sido uma grande aliada no surgimento dos “youtubers”, crianças, jovens e adultos que produzem vídeos sobre determinado tema e os postam no YouTube. E na rede estadual paulista, são inúmeros os alunos engajados nesse movimento.

Sabendo disso a Educação, em parceria com o jovem Felipe Augusto, apresentador do Canal Educa Responsa, preparou algumas dicas importantes para a produção de um bom vídeo para as redes sociais. A primeira dica foi o roteiro. Outas cinco dicas que envolvem figurino, cenário, áudio, entre outras situações, serão divulgadas nas próximas semanas.

Sobre o Educa Responsa

Criado por ex-alunos da rede estadual paulista, o canal conta com mais de 24 mil visualizações e traz dicas para Grêmios Estudantis. O conteúdo engloba informações como a importância dos grupos gremistas, função dos respectivos cargos, entre outras informações relevantes para a formação de grupos nas escolas estaduais. Clique aqui e conheça o canal.