• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 01/04/2016
EJA - Educação de Jovens e Adultos

CEEJA de Marília transforma vida de jovens e adultos da região

Centro possui alto número de alunos ingressantes em universidades, Etecs e Fatecs

Mostrar ao aluno que a educação pode mudar sua vida é mais do que um lema para a direção do CEEJA Sebastiana Ulian Pessine, localizado região de Marília. Ao todo, o Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos conseguiu aproximadamente 30 alunos ingressos em universidades públicas e privadas, além de Etecs e Fatecs da região. Desses, oito conseguiram vaga na Universidade Estadual Paulista (Unesp) da região. A conquista é fruto de um trabalho diferenciado proposto pelo modelo de ensino, que oferece a oportunidade do aluno concluir os estudos na rede estadual.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Entre os classificados para a Unesp, que tiveram aula na unidade de ensino, está Rosana Ferreira de Souza, que atualmente cursa arquivologia. Por incentivo do namorado e dos filhos, Rosana resolveu voltar aos estudos após 20 anos. E não se arrependeu. “Certo dia minha filha me ligou e disse: ‘mãe, você passou na Unesp’. Quando eu recebi essa notícia eu simplesmente não acreditei. Fiquei muito orgulhosa por essa conquista”.

A estudante também explica que o CEEJA de Marília teve papel fundamental na conquista. “Tive muito apoio dos professores. Todos foram dedicados comigo, deram aula extra de preparação para o Enem, explicaram tudo sobre redação, já que eu não entendia nada. Enfim, a escola foi muito importante para isso tudo acontecer”, afirma.

Além da Rosana, conseguiram vaga na Unesp por meio do CEEJA de Marília: Ana Julia Macedo, Vinícius Alencar Suzarte Pereira, Neide Donizete, Gabriela Rosa Aportas Flor, Pamela Regina Santana Belmiro, Amanda Larissa Dalto e Mairine Regina Salvador Leme.

“Trabalhamos com foco numa aprendizagem significativa para cada aluno, identificando suas necessidades, fortalecendo suas potencialidades e incentivando ainda seu crescimento pessoal, cultural e social. E vê-los ingressando em uma universidade é gratificante para nós, porque é o fruto de nosso trabalho sendo colhido”, afirma Mônica Spadoto Righetti, diretora do centro.

Trabalho pedagógico diferenciado

O CEEJA trabalha plenamente para a recuperação de jovens e adultos que não concluíram os estudos. O diferencial do modelo é que ele oferece carga horária flexível e material de ensino no ato da matrícula. O jovem que sentir necessidade também pode recorrer ao centro para tirar dúvidas presenciais com os professores. Atualmente, a Educação conta com 31 CEEJAs pelo Estado de São Paulo. Saiba mais aqui.

“Seguimos um material chamado EJA – Mundo do Trabalho. Em cima desse material, aprofundamos os conhecimentos de acordo com a necessidade de cada aluno. Também fazemos aulas coletivas, em forma de oficinas, que trabalham temas do cotidiano e de interesse dos alunos”, afirma João Paulo Francisco de Souza, professor coordenador do centro.