• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 15/05/2015
Escola da Família

“Circuito Saúde” começa neste sábado (16) em unidades do Escola da Família

Ação mobilizará comunidade sobre prevenção de doenças e conscientização ambiental

Saúde e meio ambiente são o foco das atividades promovidas neste fim de semana em unidades do Programa Escola da Família da capital e região metropolitana. Desta vez, a sustentabilidade ganhou a atenção das equipes organizadoras do projeto “Circuito Saúde”. Duas unidades receberão o projeto no próximo sábado (16) e criarão ações sobre a preservação ambiental. A primeira etapa acontece nos municípios de São Paulo e Osasco.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Na E.E. Walter Negrelli, em Osasco, por exemplo, os participantes serão orientados sobre alimentação saudável e receberão mudas de plantas, visando à preservação do meio ambiente. A ação acontece na unidade entre às 9h30 e 16h30.

Em São Paulo, a comunidade escolar e do entorno da E. E. Júlio Ribeiro poderá aprender a dançar zumba, além da oferta de castração de animais da região. As atividades começarão a partir das 10h e seguirão até às 15h do sábado.

Além das informações sobre o meio ambiente nessas regiões, o Circuito também preparou uma série de atividades ligadas ao bem estar. Ao longo do dia, profissionais de saúde farão, de forma gratuita, aferição da pressão arterial, testes de acuidade visual e dicas sobre alimentação saudável e exercícios físicos. Algumas escolas também receberão equipes do Poupatempo para emissão de documentos.

“A atenção sobre a preservação do meio ambiente, além dos temas relacionados à reciclagem e sustentabilidade, já fazem parte do currículo escolar e são debatidos em sala de aula. Com a ajuda das equipes da Escola da Família, a proposta é levar essas orientações também a pais e moradores. Para isso, foram planejadas diversas atividades para um público de todas as idades”, afirma Wilson de Tarso Gonçalves Araújo, do Centro de Projetos Especiais da Educação.

Sobre o Programa Escola da Família

No Escola da Família, as comunidades podem encontrar atividades de esporte, lazer, cultura, saúde e trabalho nos sábados e domingos. As ações são desenvolvidas pelos educadores universitários e equipes da escola. O programa conta ainda com a ajuda de 12 mil voluntários.

Em 2015, a leitura será um dos focos do programa. Ao longo do ano letivo será implantado o projeto “Comunidade Leitora” que transformará as unidades em bibliotecas a céu aberto. Saiba mais aqui.