• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 04/08/2017
Ensino Médio

Confira as dicas de um dos candidatos campeões do Enem 2016

Agnaldo Oliveira tirou 840 pontos, bem acima da média nacional que permeou os 600 pontos

O Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deve acontecer em todo o Brasil nos dias 5 e 12 de novembro e, embora não aparente, o prazo das provas está bem perto de chegar. Por isso, alunas e alunos do Ensino Médio da rede pública estadual devem aproveitar ao máximo para se prepararem, afinal 3 meses passam rápido. Então, assista o vídeo vinculado a esse texto para aproveitar algumas dicas enviadas pelo aluno Agnaldo Oliveira, que estudou na E.E. Gentila Guizzi Pinatti, na região de Votuporanga.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Agnaldo foi um dos destaques da redação do Enem 2016, quando alcançou os incríveis 940 pontos. No ano passado, o tema da prova era “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”. De acordo com o Ministério da Educação, a média registrada na última edição da prova foi entre 501 e 600 pontos.

“A primeira dica é que você fique por dentro das notícias, não só do Brasil, mas as do mundo todo”, afirma Agnaldo. A estrutura da redação do Enem deve ser dissertativa-argumentativa, e sempre deve ser vinculada à atualidade. É por isso que a primeira dica de Agnaldo fará com que você saia na frente. O estudante acredita que todo conhecimento é bem-vindo, além do mais, as notícias ajudam “a desenvolver um pensamento crítico e a construir a própria opinião sobre os assuntos”, completa.

Aproveite que as pessoas ao seu lado também estão no mesmo barco que você! Por isso, não se acanhe e peça ajuda em matérias que não são o seu ponto forte. A ajuda pode vir de professores e de colegas, “porque às vezes eles tÊm alguma ideia nova que pode aumentar o valor da sua redação”, explica Agnaldo Oliveira.

Mas, para saber todas as dicas desse aluno nota 940, que é muito mais do que 10, dê o play e assista o vídeo (basta clicar na miniatura, que está ao lado do título desse texto).