• Siga-nos em nossas redes sociais:
sexta-feira, 17/07/2015
Boas Práticas

Confira oito lugares para crianças e jovens curtirem as férias em São Paulo

Sugestões incluem os Museus da Imagem e do Som, do Futebol, Catavento Cultural e Parque Villa Lobos

Para aproveitar os dias de descanso em julho, a Educação preparou uma lista com oito lugares imperdíveis em São Paulo e que merecem uma visita neste mês. Os espaços reúnem opções de diversão, cultura e conhecimento. Outra vantagem é que os alunos da rede estadual têm desconto de até 50% ou entrada gratuita. As dicas valem para crianças, jovens e adultos.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

A proposta da Educação ao organizar as dicas é ampliar o repertório dos estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio e oferecer, a alguns deles, a chance de visitar pela primeira vez um museu ou instituições culturais. Para isso, cada indicação acompanha uma ficha técnica com o que é o espaço, faixa etária e qual disciplina pode ser explorada. A ideia é que os pais ou responsáveis possam acompanhar também os alunos durante as visitas. Confira abaixo as dicas de visitação:

Museu da Imagem e do Som

Um dos espaços culturais da capital mais visitado nos últimos anos, o MIS realiza exposições com foco em cinema, fotografia, vídeo, música, teatro e dança. Em janeiro, quase 400 mil pessoas conferiram o especial com acervo do programa “Castelo Rá-Tim-Bum”. A visita é indicada para quem gosta das disciplinas de Língua Portuguesa, Geografia e Ciências.

Faixa etária: Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Endereço: Av. Europa, 158 – Jardim Europa – São Paulo

Museu da Língua Portuguesa

Machado de Assis, Guimarães Rosa, Fernando Pessoa e Oswald de Andrade foram alguns dos escritores que já receberam homenagens, em forma de exposição, do Museu. No prédio, ao lado da centenária Estação da Luz, a língua é a atração principal. O espaço também é conhecido pelo uso da tecnologia e interatividade das salas. Quem gosta de História e Língua Portuguesa não pode deixar de visitar.

Faixa etária: Ensino Fundamental I e II e Ensino Médio

Endereço: Praça da Luz, s/nº – Luz – São Paulo

Museu do Futebol

O Brasil é o país do futebol. Por isso, nada mais justo do que um espaço inteiro dedicado ao esporte. Inaugurado em 2006, no Estádio do Pacaembu, o museu reúne em 15 ambientes um imenso acervo de fotos, vídeos e áudios. A sala dos “Anjos Barrocos” é dedicada aos craques de hoje e do passado. É indicado aos estudantes que gostam de História e Educação Física.

Faixa etária: Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Endereço: Praça Charles Miller, s/nº – Estádio Paulo Machado de Carvalho – Pacaembu – São Paulo

Biblioteca Parque Villa-Lobos

Durante todo o mês de julho, além das exposições permanentes, a Biblioteca organizou atividades em comemoração aos 150 anos do livro mais famoso de Lewis Carroll: “Alice no País das Maravilhas”. A lista inclui oficinas de pintura, de contação de história e caça ao tesouro. A visita é indicada para quem gosta de Língua Portuguesa e Artes.

Faixa etária: Ensino Fundamental I

Endereço: Avenida Professor Fonseca Rodrigues, 2001, Alto de Pinheiros – São Paulo

Sala São Paulo

Gosta de Artes? Então não deixe de visitar a Sala São Paulo. Há mais de uma década, o local é a sede da Orquestra Sinfônica do Estado. Localizado no coração do centro da capital, o espaço promove concertos de música erudita e clássica e recebe, ao longo do ano, renomados músicos do Brasil e de outros países.

Faixa etária: Ensino Médio

Endereço: Praça Júlio Prestes, s/ nº – Luz – São Paulo

Catavento Cultural

A Ciência a experimentação são destaques no Catavento. Dividido em 4 estações – Universo, Vida, Engenho e Sociedade, o museu abriga 250 instalações. Boa parte do acervo é interativo e de fácil acesso para crianças e jovens. Indicado para quem gosta de Ciências e Matemática.

Faixa etária: Ensino Fundamental I

Endereço: Praça Cívica Ulisses Guimarães, s/no (Av. Mercúrio), Parque Dom Pedro II – São Paulo

Museu Afro Brasil

A cultura afro-brasileira está representada em mais de cinco mil obras entre pinturas, esculturas, gravuras, fotografias, documentos e peças etnológicas. As peças abordam diversos aspectos como a religião, o trabalho, a arte e a escravidão. O espaço mantém uma biblioteca referência para estudos sobre o tráfico atlântico e a abolição. O local é uma boa pedida para quem gosta de História e Geografia.

Faixa etária: Ensino Fundamental II e Ensino Médio

Endereço: R. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Pavilhão Manoel da Nóbrega – Parque do Ibirapuera, portão 10 – São Paulo

Museu da Imigração

Ao longo de quase um século, mais de 2,5 milhões de pessoas passaram pela antiga Hospedaria do Brás. Hoje, transformado em museu, o local conserva a história daqueles que chegaram ao Brasil. São objetos, cartas e depoimentos de imigrantes e descendentes de 70 diferentes nacionalidades. A visita é indicada para quem gosta de História, Geografia e Artes.

Faixa etária: Ensino Médio

Endereço: Rua Visconde de Parnaíba, 1316, Mooca – São Paulo