• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 08/02/2012
Últimas Notícias

Debate sobre uso de lan houses para a educação aborda sucesso do Acessa Escola

A importância das lan houses como espaços de educação foi discutida em debate na Campus Party nesta quarta-feira, dia 8 O perfil das lan houses mudou. Essa afirmação foi feita na manhã […]

A importância das lan houses como espaços de educação foi discutida em debate na Campus Party nesta quarta-feira, dia 8

O perfil das lan houses mudou. Essa afirmação foi feita na manhã de hoje (8) durante o debate “Lan houses como espaços da educação”, que aconteceu na Campus Party. De acordo com os especialistas, o que antes era visto como um lugar para que os jovens se reunissem para jogar, hoje é visto como um espaço de inclusão digital e educação.

Fazia parte do debate a coordenadora do Acessa Escola, Maria Amélia Kuhlmann. Ela falou aos campuseiros sobre o sucesso do programa e de que forma ele colabora com a ideia de que os espaços de conexão são fundamentais para a educação. “Nós incentivamos professores e alunos a buscar as salas de informática para agregar conhecimento”, conta.

Maria Amélia ainda falou sobre a evolução do conceito das lan houses e o crescimento do Acessa Escola. “Quando lançamos o programa falava-se em lan houses dentro das escolas e os pais estranhavam, pois ainda viam de forma errada. Hoje esse conceito evoluiu”, explica. “Atualmente, temos 12 mil estagiários e mais de três mil salas de informática com o programa”, declara.

Experiências

Outras experiências envolvendo as lan houses e a educação de diferentes formas foram abordadas pelos demais participantes da roda de debates. Jader Gama, do Coletivo Puraqué, movimentou a conversa com os relatos sobre a iniciativa que desenvolveu em Santarém, interior do Pará. “Quando colocamos uma lan house em um bairro periférico ele deixa de ser periférico, pois passa a se conectar com o mundo”, afirma.

A discussão ainda contou com depoimentos de Cristina Mori, do Ministério das Comunicações, Joana Ferraz, organizadora do livro “Pontos de Cultura e Lan Houses”, e foi mediado por Luís Fernando Guggenberger, gerente de debates e conhecimento da Fundação Telefônica.

Leia também:

Campus Party: Secretaria participa de debate sobre educação e internet

Você está seguro na internet? Tire suas dúvidas e aprenda a se proteger na rede

Pais: 10 dicas valiosas para manter seu filho seguro na internet

 

[slideshow]

Fotos: Sergio Andrade/A2FOTOGRAFIA