quarta-feira, 01/07/2015
Evesp

Educação oferece mais de mil opções de jogos virtuais para alunos aprenderem nas férias

Estudantes podem acessar diferentes plataformas para o estudo de línguas, tecnologia e vestibular

A partir da próxima sexta-feira (3), tem o início as férias escolares para os alunos das mais de cinco mil escolas estaduais de São Paulo. E para aproveitar o período de descanso, a Educação listou uma série de programas online oferecidos aos estudantes e que podem ser utilizados nestas férias. O pacote inclui cursos de inglês, espanhol, tecnologia e até preparatório para o vestibular e Enem. O principal atrativo é a linguagem utilizada: a dos games. Os alunos têm tarefas e fases a serem cumpridas e são guiados por avatares. Além disso, eles podem escolher o melhor horário para utilizar as ferramentas. São mais de mil opções disponíveis que misturam diversão e aprendizado.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Durante o período que ficarem em casa, os estudantes podem “conhecer” as culturas de países que falam a língua espanhola e inglesa por meio dos cursos oferecidos pela Escola Virtual de Programas Educacionais do Estado de São Paulo (EVESP), por exemplo. No espaço, jovens e adultos matriculados na rede podem dar início ou concluir um dos módulos do curso de Inglês e Espanhol. O foco das aulas é a gramática e a conversação. As atividades incluem situações do dia a dia, como uma entrevista de emprego e a recepção de estrangeiros, além de informações sobre os pontos turísticos como o Central Park, a Tower Bridge e o Palácio Real de Madrid. Para ter acesso, basta informar o número de registro de aluno (R.A.).

Já na plataforma colaborativa Currículo+, a Educação oferece 3 mil objetos digitais sugeridos e testados por professores da própria rede, sendo mais de 980 jogos interativos, classificados por ciclo e disciplina. O conteúdo já é utilizado pelos professores em sala de aula ao longo do ano.

Para os que querem investir na preparação para Enem ou dos vestibulares no segundo semestre – e precisam dar continuidade nos estudos até mesmo nas férias – a sugestão é a Geekie+. A plataforma, aberta a todos os 415 mil alunos da 3ª série do Ensino Médio, reúne exercícios das disciplinas de Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas exigidas pela avaliação. Além disso, cada aluno pode elaborar um plano de aulas e acompanhar o desempenho passo a passo. O conteúdo está disponível pelo computador ou celular.

“A orientação da Secretaria é que os alunos, de acordo com o ciclo de ensino, recorram às ferramentas para aprimorar os estudos. As plataformas são gratuitas, interativas e abertas 24 horas por dia. Outra vantagem é o conteúdo que dialoga com o currículo do Estado e auxilia no aprendizado de crianças e jovens”, afirma o secretário da Educação, Herman Voorwald.

Retorno às aulas

O retorno para as aulas do segundo semestre está marcado para o dia 3 de agosto. Cada unidade escolar define o seu calendário, com as datas específicas de início do recesso. O cronograma de atividades de reposição, em caso de necessidade, também é decidido pelas direções em parceria com alunos, responsáveis e comunidade escolar. As equipes poderão utilizar o período entre 3 e 17 de julho e/ou o recesso agendado para os dias 20 de julho a 2 de agosto.