segunda-feira, 19/11/2012

Ensino Técnico é ampliado para todo o Estado com o programa Vence

O programa que articula o Ensino Médio da rede estadual ao Ensino Técnico está de cara nova. Com o nome Vence, a iniciativa traz grandes novidades para os estudantes de […]

20120925_headers_retec_620_01

O programa que articula o Ensino Médio da rede estadual ao Ensino Técnico está de cara nova. Com o nome Vence, a iniciativa traz grandes novidades para os estudantes de escolas estaduais paulistas.

A primeira delas é a expansão do programa, a partir de 2013, para todos os 645 municípios do Estado. Até 2012 a iniciativa era destinada apenas para cidades com mais de 40 mil habitantes, que somavam 155 municípios. Com a expansão, serão mais 23.572 vagas.

Antes intitulado Rede Ensino Médio Técnico (Retec), o programa atendia apenas 94 cidades, com mais de 80 mil habitantes e era destinado apenas a alunos da 2ª série do Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos (EJA). Agora, o programa passará a atender também estudantes da 3ª série do Ensino Médio.

O objetivo é articular o Ensino Médio regular da rede estadual à educação profissional técnica. “É fundamental oferecer aos nossos alunos uma educação de qualidade que possa prepará-los para o mundo do trabalho”, afirma o secretário da Educação do Estado de São Paulo, professor Herman Voorwald.

Modalidade concomitante

Para 2013, serão abertas mais 20 mil vagas para a modalidade concomitante.  Neste modelo, o aluno cursa o Ensino Médio na rede estadual e o curso técnico à parte, em uma instituição conveniada. A Secretaria da Educação investirá, para possibilitar esta nova oferta, mais de R$ 100 milhões no próximo ano.

As inscrições para a modalidade começam amanhã, 20 de novembro. Alunos interessados em se inscrever devem acessar a página do Programa e efetuar seu cadastro, até o dia 10 de dezembro. As aulas terão início em fevereiro do próximo ano.

Vale lembrar que o Vence, na forma concomitante, já atende 24 mil estudantes da rede estadual paulista. Destes, cerca de 15 mil concluirão seus cursos técnicos já em 2013. Esses jovens puderam escolher entre 56 cursos de formação profissional, oferecidas por 174 instituições de ensino técnico credenciadas pela Secretaria da Educação.

– Conheça a página do Programa

Os cursos técnicos oferecidos pelo Estado atualmente no modo concomitante são distribuídos em 10 eixos tecnológicos estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC) de formação técnica em diferentes setores da economia, como sucroalcooleiro, automação industrial, análise clínica, logística, informática, entre outros.

Modalidade integrada

Na modalidade integrada do Vence, os estudantes do Ensino Médio têm o curso regular integrado ao Ensino Técnico nas escolas estaduais. Esses cursos são ministrados em parceria com o Centro Paula Souza e o Instituto Federal de São Paulo. Atualmente, o modelo está implantado em 53 unidades de ensino distribuídas pelo Estado e oferece 21 tipos diferentes de cursos.

Para 2013, a modalidade deve contar com a abertura de mais 3.572 vagas, em 24 cursos técnicos em 55 municípios paulistas, além da adesão de novas escolas ao programa. As inscrições para o modelo integrado por meio da parceria com o Centro Paula Souza estão encerradas e as provas acontecem no dia 2 de dezembro.

Já o cadastro de alunos interessados em fazer os cursos oferecidos pelo Instituto Federal de São Paulo deve ser feito até o próximo dia 30. São oferecidas 1.200 vagas em 16 cursos técnicos. Caso a procura seja maior do que a oferta, haverá sorteio nas respectivas diretorias regionais de ensino entre os dias 3 e 7 de dezembro.

As inscrições podem ser feitas até o dia 30/11 nas secretarias das escolas selecionadas em 15 municípios paulistas. Confira a relação por meio deste link.

Atualmente, a iniciativa atende a 31 mil jovens, sendo 28.535 matriculados na modalidade concomitante e 2.600 no modelo integrado.