• Siga-nos em nossas redes sociais:
segunda-feira, 15/05/2017
Ensino Médio

Fique por dentro dos temas mais cobrados nas questões de Física do Enem

Assuntos relacionados a mecânica, energia, eletricidade e termofísica estarão presentes na avaliação

Os alunos do Ensino Médio da rede estadual paulista que estão se preparando para o Enem 2017 (Exame Nacional do Ensino Médio) podem criar uma metodologia de estudos baseada nos temas mais recorrentes exigidos na avaliação para facilitar a preparação. Os estudantes podem focar nas questões mais cobradas para cada área requisitada na prova.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Para dar uma forcinha aos estudantes, a Educação lista os temas mais cobrados nas questões, e dessa vez, a disciplina escolhida foi a Física. Para garantir bom desempenho nas perguntas sobre a matéria, os candidatos devem estar preparados para assuntos relacionados a mecânica, energia, eletricidade e termofísica.

Confira algumas dicas sobre como se preparar para a prova:

Conteúdos específicos

Invista o seu tempo no estudo de conteúdos específicos sobre a disciplina, como temas ligados a transformações de energia, energia térmica, leis de Newton, circuitos elétricos e termofísica. Estude as fórmulas básicas para calcular velocidade média e potência elétrica, por exemplo.

Leia o enunciado

É importante sempre dar muita atenção ao ler o enunciado, gráficos, tabelas e figuras. Isso é fundamental para o bom desempenho do aluno, já que muitas vezes esses itens trazem informações que podem ajudar na resolução da questão.

Atenção para a relação da matéria com o cotidiano

Esteja antenado às notícias e situações do cotidiano, como o funcionamento da válvula de uma descarga, por exemplo, também podem estar presentes perguntas que envolvem contas de energia elétrica relacionando a energia consumida com a potência de aparelhos. Assuntos como a descoberta de algum material novo são temas da atualidade que também podem ser abordados.

Mais sobre o Enem 2017

As inscrições para a avaliação estão abertas até 19 de maio. Os alunos interessados em prestar o exame deverão fazer sua inscrição exclusivamente no Portal do Participante, no site do Inep. A taxa deve ser paga até 24 de maio, mas os alunos concluintes do Ensino Médio na rede pública em 2017 estão isentos da taxa.

As provas estão previstas para acontecer nos dias 5 e 12 de novembro, em dois domingos consecutivos. Veja mais sobre esta e outras mudanças nesta edição do exame aqui.