• Siga-nos em nossas redes sociais:
quinta-feira, 29/09/2016
Boas Práticas

#HoraVerdeSP: alunos trocam transporte urbano por bicicletas

Cerca de 60 estudantes já adotaram o modelo de locomoção em escola do litoral paulista

A E.E. Professor Suetonio Bittencour Junior, em Santos, acata a ideia de uma escola comprometida com a sustentabilidade e dispõe de um bicicletário para uso dos alunos. A ação possibilita que os estudantes façam o trajeto de casa até a escola de bicicleta contribuindo com a diminuição de emissão de carbono na atmosfera.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

Cerca de 60 alunos já adotaram o modelo de transporte, Pedro Braulino, do 9º ano do Ensino Fundamental, é um deles e usa a bicicleta para se locomover até a escola desde 2013, quando morava perto da unidade escolar. Há 6 meses, a família mudou-se para São Vicente, cidade vizinha onde a escola está localizada, e mesmo com a mudança, o aluno conta que permanece fiel às pedaladas.

“Eu venho tranquilo pela ciclofaixa e tomo cuidado sempre que preciso atravessar as ruas para chegar aqui”, contou. Pedro leva cerca de 30 minutos para fazer o trajeto, quase o mesmo tempo que levaria caso usasse o transporte público.

O uso da bicicleta como meio de transporte, além de evitar emissão de poluentes na atmosfera, permite a economia de combustível de fontes não-renováveis e contribui para uma cidade mais limpa. “Essa consciência tem que ser adquirida agora na formação destas crianças e nós os estimulamos e alertamos sobre os cuidados quando eles pedalam na rua”, disse Marcia Fátima de Oliveira, diretora da escola.

#HoraVerdeSP

No mês de setembro, o Governo do Estado de São Paulo vai apresentar ao público algumas das ações de preservação ambiental que acontecem em São Paulo. Intitulada de #HoraVerdeSP, a ação terá participação das secretarias da Educação, Meio Ambiente, Justiça, entre outras.

Na rede estadual paulista, são inúmeras as ações voltadas para a preservação do meio ambiente. Na E.E. Professora Idalina Macedo Costa, a professora de Artes, Deise Valéria Esteves, ensina os alunos do Ensino Fundamental a transformar caixas de leite em sacolas e carteiras de guardar documentos. Saiba mais aqui.

Você usa a bicicleta como meio de transporte ou tem algum projeto sustentável na escola? Queremos saber. Envie para nós um relato pelo email: educacaoinspira@educacao.sp.gov.br