• Siga-nos em nossas redes sociais:
quarta-feira, 27/09/2017
Ensino Fundamental

Olimpíada de Matemática entre países do BRICs acontece entre novembro e outubro

BRICSMath é online e destina-se a alunos do Fundamental; organizadores esperam 5 mi de inscritos

Alunas e alunos da rede estadual que cursam os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e gostam de matemática, não percam a oportunidade de participar da Olimpíada BRICSMath. Será entre os dias 16 de outubro e 15 de novembro, e participam estudantes dos países que formam o BRICS e utilizam a plataforma educacional russa Dragonlearn. A Olimpíada é gratuita e acontece em um formato online no site bricsmath.com em 15 línguas: Inglês, Russo, Português, Hindu, Chinês e em todos os idiomas oficiais da África do Sul.

Siga a Secretaria da Educação no Twitter e no Facebook

O objetivo da olimpíada é a popularização da Matemática, desenvolvimento do interesse pela disciplina e a união de crianças de diferentes partes do planeta com o intuito de eliminar as fronteiras entre elas.

Os exercícios são interativos e na forma de jogo de maneira compreensível para as crianças, o que visa desenvolver um raciocínio criativo, ao mesmo tempo que não exige um profundo conhecimento do currículo escolar. O formato online da BRICSMath dá a oportunidade de cada criança testar seus conhecimentos, independente do nível de conhecimento, social e localização geográfica.

Para participar da Olimpíada basta ter um computador ou tablet com acesso à internet. O professor da turma deve cadastrar seus alunos no site. Mais de 1 milhão de estudantes foram inscritos, e os organizadores esperam mais de 5 milhões de inscrições.

A Olimpíada acontece em duas etapas: navegação de teste, de 16 a 31 de outubro e a navegação básica, de 1 a 15 de novembro. A navegação de teste é uma oportunidade de motivação aos alunos. Os resultados da etapa de navegação de teste não influenciam de maneira alguma na navegação básica.

Na navegação básica o aluno terá uma hora para resolução dos exercícios em qualquer dia durante o período de sua participação. Terminada a Olimpíada BRICSMath, todos os estudantes recebem diploma, que estará disponível no gabinete pessoal. Os professores poderão imprimi-los e entregar a todos na escola.