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terça-feira, 15/09/2015
Boas Práticas

Professor alia teoria à prática e instiga gosto dos alunos pela Física

Ação acontece na E.E. Professora Helena Lombardi Braga

Fazer a diferença na sala de aula e despertar o interesse dos alunos do Ensino Médio pela Física é o grande objetivo do professor Gilvan dos Santos Souza, da E.E. Professora Helena Lombardi Braga, localizada em São Paulo. Com uma aula que alia a teoria dos livros com experimentos práticos, o educador tem estimulado a vontade dos estudantes em aprender a disciplina.

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As aulas diferenciadas começaram quando Gilvan percebeu a dificuldade dos alunos em aprender a disciplina. “A ideia partiu do pressuposto de que aprender a disciplina física, que tem conteúdos diretamente ligados a fenômenos da natureza, é um pouco difícil para o aluno compreender quando ele não tem uma aplicação na prática. Percebendo essa dificuldade, eu passei a trazer experimentos para a sala de aula com o objetivo de demonstrar situações do cotidiano em que a física se aplica”, revela.

Os materiais utilizados na aula são os mais variados. Desde espelhos e apostilas a réguas e lápis de escrever, o professor não mede esforços para passar o conhecimento aos alunos. “Durante a semana, eu fico sempre buscando novas aplicações para levar para a sala de aula”, afirma.

“O que chama minha atenção nessa aula é o carinho especial que o professor Gilvan tem com a gente, pois ele se esforça muito para trazer para nós, todas as semanas, experimentos diferentes para mostrar que a física vai além da teoria”, conta Viviane Sampaio Alexandre, aluna da 2ª série do Ensino Médio.

“Eu melhorei muito o meu rendimento em Física porque eu não entendia muito bem a disciplina só com fórmulas e questões. E com experimentos eu soube desenvolver mais o meu conhecimento nessa matéria”, afirma a aluna Mayara Bersot Ribeiro.

Importância da aula para o vestibular

Não é só pelo jeito atencioso que trata os alunos que o educador se destaca. Em uma época em que os estudantes se preocupam com o vestibular, Gilvan promove aulas com questões recorrentes das principais provas do país, como o Enem, por exemplo.

“Na turma da 3ª série do Ensino Médio, nós estávamos trabalhando com associação de resistores. E eu trouxe para os alunos uma placa que mostrava exatamente como se dava a associação de resistores, associação em série e associação em paralelo. E esse mesmo experimento acabou caindo na última prova do Enem. Muitos alunos, depois de terem feito a prova, vieram me agradecer”, conta Gilvan.

A opinião é compartilhada pelos atuais alunos da 2ª série do Ensino Médio, como o estudante Jefferson Alves de Araújo. “Eu acho que essas aulas práticas podem me ajudar a ter um rendimento melhor no vestibular, porque a maioria das questões que caem nele eu estou passando a aprender aqui na escola”.

Relação com o Currículo do Estado

Para a diretora da unidade escolar, Fabiana Dias Cabral, as aulas do professor Gilvan têm ligação direta com o Currículo Oficial do Estado, que propõe a realização de aulas práticas aos estudantes. “O objetivo dessas aulas de Física é sempre direcionar o aluno para a sociedade para que ele coloque em prática o conhecimento que adquiri por meio dos experimentos, finaliza.